Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33623
metadata.artigo.dc.title: Index selection for multiple traits in upland rice progenies
metadata.artigo.dc.title.alternative: Índice de seleção para múltiplos caracteres em genótipos de arroz para zonas de altitude
metadata.artigo.dc.creator: Smiderle, Éder C.
Furtini, Isabela V.
Silva, Camila S. C. da
Botelho, Flávia B. S.
Resende, Marcela P. M.
Botelho, Rodrigo T. C.
Colombari Filho, José Manoel
Castro, Adriano Pereira de
Utumi, Marley M.
metadata.artigo.dc.subject: Oryza sativa L.
Plant breeding
Quantitative genetics
Selection gain
Melhoramento de plantas
Genética quantitativa
Eficiência na seleção
metadata.artigo.dc.publisher: Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
metadata.artigo.dc.date.issued: 2019
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SMIDERLE, É. C. et al. Index selection for multiple traits in upland rice progenies. Revista de Ciências Agrárias, Lisboa, v. 42, n. 1, 2019.
metadata.artigo.dc.description.resumo: O sucesso de um programa de melhoramento genético depende da seleção de genótipos superiores para características múltiplas em simultâneo, e uma alternativa é utilizar os índices de seleção. Neste trabalho, os índices “Smith-Hazel”, “Base”, “Sum of Ranks” e “Z” foram usados para selecionar genótipos de arroz em zonas de elevada altitude para quatro características. Cinco variedades comerciais e 191 genótipos F2:4 foram avaliados para as características: números de dias à floração, altura, resistência a piricularia e produção de grão, em quatro ambientes. A correlação genética entre os pares de características, a resposta de seleção para cada caracter e o resultado da correlação, considerando a seleção para o número de dias à floração e a produção de grão foi obtida usando uma intensidade de seleção de 20%. A resposta prevista para a seleção de cada caracter foi expressiva, mas a resposta para a seleção indireta não foi efetiva. O índice de seleção mais eficiente foi o índice Z que mostrou melhor resposta quando se consideraram todos os tratamentos em simultâneo, foi fácil de implementar e separou graficamente o desempenho dos genótipos para cada característica. Assim, o índice Z pode aumentar a eficiência da seleção para características múltiplas em programas de melhoramento de arroz para zonas de altitude.
metadata.artigo.dc.description.abstract: O sucesso de um programa de melhoramento genético depende da seleção de genótipos superiores para características múltiplas em simultâneo, e uma alternativa é utilizar os índices de seleção. Neste trabalho, os índices “Smith-Hazel”, “Base”, “Sum of Ranks” e “Z” foram usados para selecionar genótipos de arroz em zonas de elevada altitude para quatro características. Cinco variedades comerciais e 191 genótipos F2:4 foram avaliados para as características: números de dias à floração, altura, resistência a piricularia e produção de grão, em quatro ambientes. A correlação genética entre os pares de características, a resposta de seleção para cada caracter e o resultado da correlação, considerando a seleção para o número de dias à floração e a produção de grão foi obtida usando uma intensidade de seleção de 20%. A resposta prevista para a seleção de cada caracter foi expressiva, mas a resposta para a seleção indireta não foi efetiva. O índice de seleção mais eficiente foi o índice Z que mostrou melhor resposta quando se consideraram todos os tratamentos em simultâneo, foi fácil de implementar e separou graficamente o desempenho dos genótipos para cada característica. Assim, o índice Z pode aumentar a eficiência da seleção para características múltiplas em programas de melhoramento de arroz para zonas de altitude.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://revistas.rcaap.pt/index.php/rca/article/view/17008
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33623
metadata.artigo.dc.language: en_US
Appears in Collections:DAG - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.