Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33632
metadata.teses.dc.title: Gerência de recursos de tecnologia da informação e comunicação em uma universidade do sul de minas
metadata.teses.dc.creator: Barcelos, Vladimir Píccolo
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Pinto, André Moreira
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Andrade, Daniela Meirelles
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Joaquim, Nathalia de Fátima
metadata.teses.dc.subject: Administração Pública, Tecnologia da Informação e Comunicação, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação, Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação.
metadata.teses.dc.date.issued: 16-Apr-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: Barcelos, Vladimir Píccolo. Gerência de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação em uma Universidade do Sul de Minas – Lavras : UFLA, 2017. 37 p. :
metadata.teses.dc.description.resumo: A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) está presente praticamente em todos os setores, órgãos e instituições e vem transformando o modo de trabalho das organizações públicas e privadas. A nova administração pública preza por desempenho, desburocratização e otimização de processos e recursos. Neste contexto, as TICs exercem um papel fundamental. No Brasil, o Governo Federal trata do assunto com atenção especial a partir da segunda metade da década de 1990. A partir de 2010, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) lança a Instrução Normativa SLTI 04/2010 que limita às instituições públicas detentoras do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) a realizar contratações de bens e serviços relacionados à TICs. O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de gestão de TIC em uma Universidade Federal do Sul do estado de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental da instituição e entrevistas semiestruturadas aplicadas nas equipes envolvidas na gestão destes recursos. Assim foi possível identificar os processos envolvidos e pontos a serem aprimorados. A implantação do PDTI amadureceu a área de Governança da Informação desta universidade por meio de seu setor de TIC, aprimorando seus processos internos. Apesar da grande demanda, a equipe desta universidade vem realizando esforços para cumprir as metas estabelecidas em seu PDTI vigente. O processo de gestão de TIC da instituição é dividido entre as diversas equipes do setor de TIC, responsáveis pelas áreas de hardware e manutenção de equipamentos, desenvolvimento de software e sites, infraestrutura de rede e telefonia, suporte à usuários, atendimento de chamados, entre outras. Foi possível detectar que a tarefa de gerência de TIC desta instituição é complexa e que a todas as equipes do setor de TIC precisam trabalhar em conjunto para garantir a continuidade na prestação dos serviços, sempre alinhados ao Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI). Muitos desafios são enfrentados durante a gestão de TIC nesta universidade. Os principais fatores identificados foram a sobrecarga de trabalho de determinados equipes do setor de TIC e falta de recursos financeiros por conta do atual cenário econômico, o que prejudica a aquisição de equipamentos e prestação de serviços. Mesmo com estas restrições, a nota da universidade vem crescendo no índice IGovTI do Tribunal de Contas da União (TCU). Isto indica a maturidade da instituição no que se refere à governança de TIC. O incremento deste índice reflete nas boas práticas na realização das atividades de gestão de TIC.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33632
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PRG - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.