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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorReis, Eliane Gonçalves dos-
dc.creatorCastro, Fernanda Vilela-
dc.date.accessioned2019-04-23T13:29:28Z-
dc.date.available2019-04-23T13:29:28Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; REIS, E. G. dos; CASTRO, F. V. Biblioteca escolar: espaço de interação e integração da ação leitora. Revista ACB, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 224-244, abr./jul. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33704-
dc.description.abstractThis study is rightly the difficulties, contradictions and initiatives observed in the practices of use of space of school libraries by educators and students. Based on the premise that the libraries are configured as a space conducive to the construction of reading practices, it is assumed as an aims to present and reflect upon the different theoretical references discuss about the most appropriate way to use the physical space of the school libraries, also know as these spaces are used in municipal public schools. To do this, using a qualitative research, from two case studies on investigative procedure and observation records of images, reported experiences experienced in two school libraries of a city in the metropolitan region of Belo Horizonte. The theoretical reflection supports studies of Silva (1995), Pereira (2006), Pimentel, Bernardes and Santana (2007), Arena (2009), Klebis (2010), among other authors that discuss the subject of school libraries. The comments questioning the library's operating parameters and describe how these environments are used, highlighting the significant role and mediator both physical space and how much of those who are responsible. The results show the contradictions in relation to the role of the professional librarian and the activities to be developed in school libraries. Point out that school libraries consist of space of interaction of ideas and knowledge.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Catarinense de Bibliotecáriospt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRevista ACBpt_BR
dc.subjectBibliotecas escolares - Espaço físicopt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectSchool libraries - Physical spacept_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.titleBiblioteca escolar: espaço de interação e integração da ação leitorapt_BR
dc.title.alternativeSchool library: space for interaction and integration of action readerpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo insurge das dificuldades, contradições e iniciativas observadas nas práticas de uso do espaço das bibliotecas escolares pelos educadores e estudantes. Apoiados na premissa de que as bibliotecas se configuram como espaço propício para a construção de práticas de leitura, assume-se como objetivos apresentar e refletir sobre o que diferentes referenciais teóricos abordam a respeito da forma mais adequada de utilização do espaço físico das bibliotecas escolares, como também conhecer como estes espaços são aproveitados em escolas públicas municipais.Para isso, recorre-se a uma pesquisa qualitativa, a partir de dois estudos de caso, tomando como procedimento investigativo a observação e registros de imagens, em que se relatam experiências vivenciadas em duas bibliotecas escolares de uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. A reflexão teórica apoia-se nos estudos de Silva (1995), Pereira (2006), Pimentel, Bernardes e Santana (2007), Arena (2009), Klebis (2010), entre outros autores que discutem a temática das bibliotecas escolares. O estudo questiona parâmetros de funcionamento das bibliotecas e descrevem como estes ambientes são utilizados, destacando o papel significativo e mediador tanto do espaço físico e quanto daqueles que estão como os responsáveis. Os resultados apresentam as contradições em relação à função do profissional bibliotecário e às atividades a serem desenvolvidas nas bibliotecas escolares. Ressaltam-se que as bibliotecas escolares consistem em espaço de interação de ideias e saberes.pt_BR
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