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metadata.artigo.dc.title: Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios
metadata.artigo.dc.title.alternative: Different perspectives of literacy from the National Common Curriculum Base: concepts and challenges
metadata.artigo.dc.creator: Bortolanza, Ana Maria Esteves
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Cabral, Giovanna Rodrigues
metadata.artigo.dc.subject: Base nacional comum curricular
Alfabetização
Leitura e escrita
Políticas de alfabetização
National curriculum
Literacy
Reading and writing
Literacy policies
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.artigo.dc.date.issued: 2018
metadata.artigo.dc.identifier.citation: BORTOLANZA, A. M. E.; GOULART, I do C. V.; CABRAL. G. R. Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, p. 958-983, 2018. Número especial.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se constitui como um documento de caráter normativo norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino, bem como das propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Básica de todo o Brasil. Neste artigo, nossa proposta é a de refletir sobre o sentido atribuído à alfabetização na versão final aprovada da BNCC, com intuito de problematizar as descrições de aspectos legais instituídos pelo documento, com destaque aos elementos que permanecem ou diferem-se em relação aos demais documentos oficiais sobre o tema. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, apoiada na análise do documento oficial da BNCC e nas orientações a respeito da alfabetização, com base nos estudos do processo de compreensão da leitura e escrita de Bajard (2006) e Vygotsky (2000), da concepção de leitura como prática social de produção de sentidos de Chartier (1990; 1996) e Goulemot (1996).
metadata.artigo.dc.description.abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) is a document of guiding the regulatory character of the curriculum teaching systems and networks, as well as pedagogical proposals of all public and private schools of basic education of all Brazil. In this article we propose is to reflect on the meaning attributed to literacy in the final version approved the BNCC, in order to discuss the legal aspects imposed by descriptions document, highlighting the elements that remain or differ in relation to other official documents on the topic. To this end, it develops a descriptive research, qualitative measures, based on analysis of the official document in the guidelines regarding BNCC and literacy, based on studies of the process of reading comprehension and writing Bajard (2006) and Vygotsky (2000), the design of reading as social practice of production of senses of Chartier (1990; 1996) and Goulemot (1996).
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33706
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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