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metadata.artigo.dc.title: Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”
metadata.artigo.dc.title.alternative: Digital literacy: a reflection on the myth of the digital natives
metadata.artigo.dc.creator: Azevedo, Daniela Simone de
Silveira, Aleph Campos da
Lopes, Carla Oliveira
Amaral, Ludmila de Oliveira
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Martins, Ronei Ximenes
metadata.artigo.dc.subject: Letramento digital
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Nativos digitais
Digital literacy
Digital Information and communication technologies
Digital natives
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
metadata.artigo.dc.date.issued: Dec-2018
metadata.artigo.dc.identifier.citation: AZEVEDO, D. S. de et al. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89222.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Neste tem-se por objetivo apresentar uma reflexão teórica de artigos que tematizam sobre letramento, letramento digital e digital literacy, direcionados a discutir sobre as habilidades que permeiam o desenvolvimento do letramento digital, enfatizando a questão do conceito “nativos digitais”, refletindo sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem neste contexto. Assume-se uma pesquisa com foco qualitativo, de cunho bibliográfico, tomando como procedimento metodológico a descrição a partir de uma reflexão teórica sobre as implicações das TDIC na leitura e escrita na Sociedade da Informação a partir dos trabalhos de Bennett, Maton e Kervin 2008; Bennett e Maton, 2010; Fajardo et. Al, 2016; Silva e Arturo, 2016; e confrontamos o conceito de Nativos Digitais criado por Marc Prensky (2001). A reflexão permitiu compreender que as habilidades que subjazem o letramento digital, incluem também a observação, a análise e a comparação de informações.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This text the objective of this article is to present a theoretical reflection of articles that focus on literacy, digital literacy and digital literacy, aimed at discussing the skills that permeate the development of digital literacy, emphasizing the question of the concept "digital natives”, reflecting on the role of the teacher as mediator of learning in this context. It is assumed a research with qualitative focus, of bibliographic character, taking as a methodological procedure the description from a theoretical reflection on the implications of the TDIC in reading and writing in the Information Society from the works of Bennett, Maton and Kervin 2008; Bennett and Maton, 2010; Fajardo et. Al, 2016; Silva and Arturo, 2016; and we confront the concept of Digital Natives created by Marc Prensky (2001). The reflection allowed to understand that the abilities that underlie the digital literacy, also includes the observation, the analysis and the comparison of information.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89222
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33707
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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