Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Andressa Aparecida-
dc.creatorOliveira, Carolina de Souza-
dc.creatorFestozo, Marina Battistetti-
dc.date.accessioned2019-04-24T17:20:05Z-
dc.date.available2019-04-24T17:20:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCASTRO, A. A.; OLIVEIRA, C. de S.; FESTOZO, M. B. A importância da educação ambiental crítica para a formação de professores: um relato de experiência com alunos do ensino médio. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 69-81, 2018. DOI: 10.17271/1980082714520181962.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33801-
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of environmental education in understanding the environment in teacher education. This is an experience report that has as main objective to analyze and discuss the contributions of environmental education in the initial teacher training, through a project carried out with students of the third year of high school in a state school in the municipality of Lavras, MG during the activity of the supervised stage, of the course of Biological Sciences - Licenciatura, of the Federal University of Lavras. The project aimed at discussing how certain diseases relate to social issues. The stages of production - extraction of natural resources, production in the factories, consumption and disposal of garbage - were discussed with the students, and from them social, economic and political issues were discussed, as well as the diseases resulting from each one. Subsequently the students in groups built parodies that addressed the subjects present in the discussions. Issues such as the occupation of urban environments and emerging diseases, production at factories and precarious working conditions, consumer-related media and the lack of basic sanitation in various regions were addressed, which is an individual, collective responsibility and the which demands action from the public power, relating these issues to the local reality. The parodies demonstrated the need for continuous work with environmental education in schools. The work has brought several important reflections for the formation of teachers aiming at an education with the objective of training subjects whose insertion in society is critical and transformative.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSecondary educationpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectEnseñanza secundariapt_BR
dc.titleA importância da educação ambiental crítica para a formação de professores: um relato de experiência com alunos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of critical environmental education for teacher training: an account of experience with high school studentspt_BR
dc.title.alternativeLa importancia de la educación ambiental crítica para la formación de profesores: un relato de experiencia con estudiantes de secundariapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância da educação ambiental na compreensão do meio na formação de professores. Trata-se de um relato de experiência que tem como principal objetivo analisar e discutir as contribuições da educação ambiental na formação inicial de professores, através de um projeto realizado com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lavras, MG durante a atividade do estágio supervisionado, do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal de Lavras. O projeto objetivou a discussão acerca de como certas doenças se relacionam com questões sociais. Foram tratadas com os alunos as etapas de produção -extração dos recursos naturais, produção nas fábricas, consumo e descarte do lixo- e, a partir delas, foram discutidas questões sociais, econômicas e políticas, assim como as doenças decorrentes de cada uma. Posteriormente os alunos em grupos construíram paródias que abordavam os assuntos presentes nas discussões. Foram tratados assuntos como a ocupação de meios urbanos e as doenças emergentes, a produção nas fabricas e as condições precárias de trabalho, a mídia relacionada ao consumismo e a falta de saneamento básico em diversas regiões, o que é de responsabilidade individual, coletiva e o que demanda ação do poder público, relacionando essas questões com a realidade local. As paródias demonstraram a necessidade de um trabalho contínuo com educação ambiental nas escolas. O trabalho trouxe diversas reflexões importantes para a formação de professores visando uma educação com objetivo de formação de sujeitos cuja inserção na sociedade seja crítica e transformadora.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons