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dc.creatorCardoso, Pollyana Cristina Alves-
dc.creatorCortez, Luiz Otávio-
dc.creatorFestozo, Marina Battistetti-
dc.date.accessioned2019-04-24T17:22:45Z-
dc.date.available2019-04-24T17:22:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARDOSO, P. C. A.; CORTEZ, L. O; FESTOZO, M. B. Análise de uma aula de educação ambiental no ensino fundamental: uma discussão sobre o problema do lixo a partir do filme “Wall-e” e do documentário “A História das coisas”: um relato de experiência. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 14-25, 2018. DOI: 10.17271/1980082714320181937.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33803-
dc.description.abstractThis study has the purpose to report and discuss an activity realized with a 9th grade class of a state school in Lavras – MG analysing its contribution for environmental education classes. The activity ocurred through the fourth supervised internship, a discipline offered in the 8th period of biologic science graduation of Universidade Federal de Lavras – MG. From the movie “Wall-e” was sought to discuss with the students the garbage problem and what was their perception of the questions seen in the film and in their daily life. After the discussion the interns used de documentary “The story of stuff” to ilustrate what had been discussed and asked for the students to construct posters with their point of view about the theme discussed in class. To analyse the positions the students presents on their posters was used as method the Qualitative Research, that revealed an simplistic character about environmental education expressed by the students, differing from what they said during the discussions, when they showed a critical positioning about the garbage problem. Furhtermore, it is important to understand that, besides the conservationist and ecologic character that is sought in environmental education, is necessary to reflect about its critical character and to join all the political, economical, social na cultural relationships the humans establish with the environment. In this way, it is fundamental to encourage this view in the students, after all, the education is an important process for the citzens critical and participative formation.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFilmept_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectMoviept_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectPelículapt_BR
dc.subjectMedio ambientept_BR
dc.titleAnálise de uma aula de educação ambiental no ensino fundamental: uma discussão sobre o problema do lixo a partir do filme “Wall-e” e do documentário “A História das coisas”: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of an environmental education class in elementary school: a discussion on the problem of garbage from the film “Wall-e” and the documentary “The story of Stuff”: an experience reportpt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de una clase de educación ambiental en la enseñanza fundamental: una discusión sobre el problema de la basura a partir de la película "Wall-e" y del documental "La historia de las cosas": un relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é relatar e discutir uma atividade realizada com estudantes de uma turma de 9º ano de uma Escola Estadual da cidade de Lavras - MG analisando suas contribuições para o ensino da educação ambiental. A atividade ocorreu por intermédio do Estágio Supervisionado IV, disciplina ofertada no 8º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG. A partir do filme “Wall-e” buscou-se discutir com estes alunos,, a questão do lixo e como eles enxergavam essa e outras questões vistas no filme e no cotidiano deles. Após a discussão os estagiários utilizaram o documentário “A história das coisas” para ilustrar o que havia sido falado e pediram para que os alunos construíssem cartazes relatando alguns pontos que foram discutidos dentro de sala de aula. Para analisar as posições que os alunos apresentaram nos cartazes foi utilizado como metodologia a Pesquisa Qualitativa, que revelou que eles expressaram um caráter simplista e ecológico sobre a Educação Ambiental, se diferindo do que eles falaram durante a discussão, em que discutiram de maneira crítica os problemas do lixo. Contudo, é importante compreender que, além do caráter conservacionista e ecológico que se busca na Educação Ambiental, é necessário refletir sobre seu caráter crítico, e aliar a ela todas as relações políticas, econômicas, sociais e culturais que os seres humanos estabelecem no meio ambiente. Neste sentido, é fundamental despertar nos alunos essa visão, afinal, a educação é um importante processo para a formação de cidadãos críticos e participativos.pt_BR
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