Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gustavo Henrique Alves-
dc.creatorCastro, Andressa Aparecida-
dc.creatorFestozo, Marina Battistetti-
dc.date.accessioned2019-04-24T17:32:52Z-
dc.date.available2019-04-24T17:32:52Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, G. H. A.; CASTRO, A. A.; FESTOZO, M. B. Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 79-88, 2018. DOI: 10.17271/1980082714320181942.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809-
dc.description.abstractThis work begins with an activity carried out in the Supervised Stage III of the Biological Sciences course in Federal University of Lavras. It was made an analysis by the students about "Boy and the World", animated film by Alê Abreu. This activity aimed to complement and improve the training on Critical Environmental Education and to discuss the importance of using cinema in educational process. To discuss the film analysis o made by the students, a qualitative methodology was used, through thematic categorization. Using the categories analysis we perceive that most of the students were able to understand Critical Environmental Education in a broad way and not only in their biological sense. This evidences the importance of taking advantage of the stage’s moments of collective discussion to appropriate aspects relevant for the initial formation of critical, reflexive and transformative teachers.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectFormación inicial de professorespt_BR
dc.subjectPasantía supervisionadopt_BR
dc.titleUm diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeDialogue between the film "Boy and the World" and critical environmental education in teacher trainingpt_BR
dc.title.alternativeUn diálogo entre la película "El niño y el mundo" y la educación ambiental crítica en la formación de profesorespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca relatar uma atividade realizada no Estágio Supervisionado III do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Lavras, MG a qual buscou estabeler um diálogo entre a educação ambiental crítica e o filme “O menino e o mundo”, uma animação de Alê Abreu. Essa atividade teve o intuito de estabelecer um diálogo entre a educação ambiental crítica e o filme “O menino e o mundo” a partir das falas dos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras,MG. as análises do filme realizadas pelos alunos, foi utilizada a Metodologia Qualitativa, por meio da Categorização Temática. Utilizando as análises das categorias foi possível perceber que a maioria dos alunos compreenderam a Educação Ambiental Crítica de uma maneira ampla e não apenas em seu sentido biológico, o que evidencia a importância de aproveitar tais momentos de discussão coletiva do estágio para se apropriar de aspectos relevantes para formação inicial de professores críticos, reflexivos e transformadores.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons