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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Kleber Tuxen-
dc.creatorAssis, Eliasaf Rodrigues de-
dc.creatorBronzatto, Maurício-
dc.creatorCamargo, Ricardo Leite de-
dc.date.accessioned2019-05-07T16:42:03Z-
dc.date.available2019-05-07T16:42:03Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.citationCARNEIRO, K. T. et al. A Presença do jogo na infância de octogenários e nonagenários. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 27, n. 66, p. 815-838, set./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34070-
dc.description.abstractThis article show off the results of a doctoral study whose objective was to better understand the different manifestations of ludic culture in childhood the octogenarians and nonagenarians, borns in the decades of 20 and 30. He took into account the different configurations assumed by childhood produce different scenarios that may influence the form and content of the constitution of ludic culture. Based on the method of oral history, which rescued the childhood remembered the 32 guardians of memory, tried to delve this ludic substrate that historic moment. Also it discussed the importance of preserving the ludic memory, which is directly affected by various factors, which may suffer losses, detachments and forgetfulness.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista de Educação Públicapt_BR
dc.subjectCultura lúdicapt_BR
dc.subjectMemória lúdicapt_BR
dc.subjectInfância nas décadas de 20 e 30pt_BR
dc.subjectLudic culturept_BR
dc.subjectLudic memorypt_BR
dc.subjectChildhood in the 20s and 30spt_BR
dc.titleA Presença do jogo na infância de octogenários e nonagenáriospt_BR
dc.title.alternativeThe presence of the play in octogenarians childhood and nonagenarianspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados de um estudo de doutoramento cujo objetivo foi conhecer as diferentes manifestações da cultura lúdica na infância de octogenários e nonagenários, vivida nas décadas de 20 e 30. Levou-se em consideração que as distintas configurações assumidas pela infância produzem diferentes “cenários” que podem influenciar a forma e o conteúdo da constituição da cultura lúdica. Com base no método História Oral, que resgatou a infância rememorada dos 32 “guardiões da memória”, procurou-se "escavar" o substrato do lúdico presente naquele momento histórico. Discutiu-se, ainda, a importância de preservar a memória lúdica, que é diretamente afetada por vários fatores, podendo sofrer perdas, desapegos e esquecimentos.pt_BR
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