Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3425

Título: Modelos de previsão para os índices criminais em três cidades do sul de minas gerais
Título Alternativo: Forecasting models for criminal indices in three cities of the south of minas gerais.
Autor(es): Teixeira, Josiane Magalhães
Orientador: Sáfadi, Thelma
Membro da banca: Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
Ferreira, Daniel Furtado
Oliveira, Marcelo Silva de
Área de concentração: Estatística e Experimentação Agropecuária
Assunto: Indices de criminalidade
Série temporal
Análise de intervenção
Tendência
Sazonalidade
Indices of criminality
Time series
Intervention analysis
Trend
Seasonality
Data de Defesa: 22-Fev-2006
Data de publicação: 2-Set-2014
Referência: TEIXEIRA, J. M. Modelos de previsão para índices criminais em três cidades do sul de minas gerais. 2006. 108 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o comportamento dos índices de criminalidade por 1000 habitantes, em três cidades do Sul de Minas Gerais: Lavras, Alfenas e Varginha. Foram consideradas duas classes de crimes, contra a pessoa e contra o patrimônio. Para cada uma das cidades consideradas, duas séries foram analisadas. As séries foram constituídas por dados mensais tomados de janeiro de 1991 a junho de 2005. Os parâmetros foram estimados pelos modelos de Box e Jenkins, acrescentando-se parâmetros para as intervenções. A verificação da adequabilidade dos modelos foi realizada por meio do teste de Box e Pierce. Para cada uma das séries foi proposto mais de um modelo, sendo a escolha do mais adequado realizada pelo critério de Akaike. Na análise, as seis últimas observações de cada série foram desconsideradas para serem utilizadas na comparação com os valores de previsão propostos por cada modelo. Os resultados demonstram que as previsões obtidas com os modelos com intervenção são mais próximas dos valores reais observados.
The maim aim of the present work is to analyze indices of criminality per one-thousand inhabitants in three cities of south Minas Gerais: Lavras, Alfenas and Varginha. They are considered crimes against the person and against the patrimony. The time series are based on data of crimes committed in a month, from January 1991 to June 2005. Parameters are estimated by Box and Jenkins models adding intervention parameters. The results show that the forecasts obtained by using models with intervention are close to the actual observed values.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3425
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Modelos de previsão para os índices criminais em três cidades do Sul de Minas Gerais.pdf1,77 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback