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metadata.teses.dc.title: Textos multissemióticos e novas habilidades de leitura: contribuições para a formação docente
metadata.teses.dc.title.alternative: Multissemiotic texts and new reading skills: contributions to teacher training
metadata.teses.dc.creator: Ferreira, Isabella Bacha
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/4840349965231271
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Helena Maria
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Ferreira, Helena Maria
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Neder, Marco Antônio Villarta
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Vieira, Mauriceia Silva de Paula
metadata.teses.dc.contributor.referee4: Carvalho, Aline Torres Sousa
metadata.teses.dc.subject: Leitura
Multissemiose
Formação de professores
Reading
Reading skills
Multisystemic
Teacher training
metadata.teses.dc.date.issued: 22-May-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: FERREIRA, I. B. Textos multissemióticos e novas habilidades de leitura: contribuições para a formação docente. 2019. 92 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: As novas configurações de práticas sociais ampliaram as propostas para o ensino de línguas, assim como imputaram novas demandas para o processo de formação docente. As interações decorrentes do uso das diferentes tecnologias têm exigido uma ressignificação dos modos de recepção, de circulação e de produção de textos, já que diferentes semioses são mobilizadas para os processos de prod ução de sentidos. Nessa direção é que se instaura a discussão aqui proposta. Assim, duas questões norteiam este estudo: 1) Considerando que o ensino de leitura é perspectivado no âmbito das habilidades, quais são os deslocamentos advindos da circulação cad a vez mais recorrente de textos multissemióticos? 2) Quais são as demandas que essas novas configurações de textos em suas múltiplas linguagens trazem para a formação de professores de língua portuguesa? Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de matriz de habilidades para a leitura de textos multissemióticos, destinada a professores de Ensino Médio. Para desenvolver o trabalho, foram desenvolvidos dois tipos de pesquisa: uma pesquisa teórica, que fundamenta a discussão sobre o campo teórico em que esta pesquisa se insere, sobre as habilidades de leitura e sobre o ensino da leitura de textos multissemióticos. Foi realizada, também, uma proposta de atividades de leitura de textos multissemióticos, articulando cada proposição a uma habilidade, a partir de teorias estudadas. Dessa forma, os critérios escolhidos para análise se deram a partir da Gramática do Design Visual ( KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). As atividades elaboradas mostraram-se eficazes no sentido de contemplar as diversas capacidades multissemióticas que foram basilares para análise.
metadata.teses.dc.description.abstract: The new configurations of social practices expanded the proposals for language teaching, as well as imputed new demands for the teacher training process. The interactions resulting from the use of different technologies have required a re-signification of the modes of reception, circulation and production of texts, since different semioses are mobilized for the processes of sense production. In this direction, the discussion proposed here is established. Thus, two questions guide this study: 1) Considering that the teaching of reading is envisaged within the scope of skills, what are the displacements arising from the increasingly recurrent circulation of multisemiotic texts? 2) What are the demands that these new configurations of texts in their multiple la nguages bring to the training of teachers of Portuguese language? In this sense, the present work aims to present a proposal of a matrix of abilities for the reading of multisemiotic texts, destined to professors of High School. To develop the work, two types of research were developed: a theoretical research, which bases the discussion on the theoretical field in which this research is inserted, on the reading skills and on the teaching of the reading of multisemiotic texts. A proposal was also made for reading activities of multisemiotic texts, articulating each proposition to a skill, based on theories studied. Thus, the criteria chosen for analysis were derived from the proposal from the Visual Design Grammar (Kress and Van Leeuwen, 2006). The elaborated activities were effective in contemplating the several multisemiotic capacities that were basic for analysis.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34353
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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