Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gabriel Gonçalves Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-05-30T17:18:18Z-
dc.date.available2019-05-30T17:18:18Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.date.submitted2019-04-24-
dc.identifier.citationSILVA, G. G. R. Diagnóstico da inserção de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de Minas Gerais. 2019. 149 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34468-
dc.description.abstractThe growing use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) is one of the main events that characterize the 21st century, in a movement that plunges society into the “information waters”. Schools, as integrant parts of our society, are embedded in this movement. In this context, an analysis of the current stage of insertion of TDIC in educational activities in public and private primary schools in a municipality on the interior of Minas Gerais, including the role of school management in this process. The data was obtained through semi structured interviews, using previously elaborated protocols, which were then presented to the municipal secretary of education and managers from the studied schools. In addition, the political-pedagogical projects and the decennial plan of education of the municipality were analyzed. The analysis process incorporated elements of Content Analysis, allied to the use of TextSTAT software to interpret the data, making a triangulation of the information obtained possible, which were then discussed through the literature on the subject. Through the analysis, it was possible to perceive that the TDIC are used in the studied schools on the perspective of conventional education, presenting deficiencies in relation to the professional formation for the pedagogical use of the TDIC, which corroborates studies in other contexts. Regarding school management, it was verified that the administrative and business logic is present in schools, which creates series of contradictions between the discourse about an emancipatory and critical education, which is the theoretical approach presented in the documents studied, and school practice, still focused primarily on the traditional method, without promoting reflection about TDIC in the social context. Considering the found perspective, it is understood that the use of TDIC as mere instruments in schools does not guarantee the transformation of school reality and, therefore, does not assure the realization of a teaching-learning process that considers students' contexts and autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducação mediada por tecnologiaspt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectEducational administrationpt_BR
dc.subjectComputer assisted learningpt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.titleDiagnóstico da inserção de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of the insertion of educational technologies in primary schools of the interior of Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Arruda, Eucídio Pimenta-
dc.contributor.referee2Andrade, José Antônio Araújo-
dc.description.resumoO uso crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é um dos principais acontecimentos que caracterizam o século XXI, em um movimento que mergulha a sociedade nas águas da informação. As instituições escolares, como parte integrante da sociedade, estão inseridas neste movimento. Neste contexto, foi realizada uma análise do atual estágio de inserção de TDIC nas atividades educativas em escolas públicas e privadas do ensino fundamental em um município do interior de Minas Gerais, incluindo no recorte o papel da gestão escolar neste processo. Os dados em campo foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, utilizando protocolos de informação que foram elaborados previamente, sendo então realizadas com a secretária municipal de educação e gestoras das escolas estudadas. Além disso, foram analisados os projetos político-pedagógicos das escolas e o plano decenal de educação do município. O processo de análise incorporou elementos da Análise de Conteúdo, aliados ao uso do software TextSTAT para interpretação dos dados, possibilitando a realização de uma triangulação das informações obtidas, que foram então cruzadas com a literatura sobre o tema. Através da análise, foi possível perceber que as TDIC são utilizadas nas escolas estudadas ainda na perspectiva da educação convencional (bancária), apresentando deficiências em relação à formação dos profissionais para uso pedagógico das TDIC, corroborando estudos em outros contextos. Em relação à gestão escolar, foi constatado que a lógica administrativa e empresarial se encontra presente nas escolas, o que cria uma série de contradições entre o discurso sobre uma educação emancipadora e crítica, que é a perspectiva teórica apresentada nos documentos estudados, e a prática escolar, ainda focada primariamente no método tradicional, sem promoção de reflexões sobre TDIC no contexto social. Considerando a perspectiva encontrada, entende-se que o uso meramente instrumental de TDIC nas escolas não garante a transformação da realidade escolar e, portanto, não garante a realização de um processo de ensinoaprendizagem que leve em consideração os contextos e a autonomia dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833327710472313pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.