Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Rodrigues de-
dc.creatorInocêncio, Ana Carolina Gondim-
dc.creatorCosta, Heitor Augustus Xavier-
dc.creatorParreira Júnior, Paulo Afonso-
dc.date.accessioned2019-06-05T13:40:57Z-
dc.date.available2019-06-05T13:40:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, L. R. de et al. Desenvolvimento e avaliação de um perfil UML para modelagem de jogos educacionais digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 26, n. 2, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/7135pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34624-
dc.description.abstractUML (Unified Modeling Language) is a general purpose language for software modeling, moreover, is the language most known and used for graphical representation of models. Just the elements preexisting in the UML (Unified Modeling Language) may not be sufficient to facilitate understanding of specific domain models. An example of specific problem domain is the Digital Educational Games (DEGs). In this paper, we describe the UP4EG, a UML profile for DEGs modeling, using UML class diagrams. The UP4EG gathers many stereotypes and tagged values divided into six packages that represent the main elements that a DEG should present. From an experimental study on the proposed profile with computer science students, it was realized that number of errors and the time spent for the identification of the main elements of a DEG can be improved when this profile is used in the modeling of this type of software.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Brasileira de Informática na Educação = Brazilian Journal of Computers in Educationpt_BR
dc.subjectJogos educacionais digitaispt_BR
dc.subjectModelagem de softwarept_BR
dc.subjectDigital educational gamespt_BR
dc.subjectSoftware modelingpt_BR
dc.subjectUnified Modeling Language (UML)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um perfil UML para modelagem de jogos educacionais digitaispt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and assessment of an UML profile for digital educational games modelingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoUML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de propósito geral para modelagem de software, sendo uma das mais conhecidas e utilizadas para a representação gráfica de modelos. Sendo assim, apenas os elementos pré-existentes nessa linguagem podem não ser suficientes para facilitar a identificação e o entendimento dos conceitos inerentes a domínios de software mais específicos. Um exemplo é o domínio de Jogos Educacionais Digitais (JEDs). Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento e a avaliação do UP4EG, um perfil UML para modelagem de JEDs, por meio de diagramas de classes UML. O UP4EG reúne diversos estereótipos e “tagged values” distribuídos em seis pacotes, que representam os principais elementos que um JED deve apresentar. A partir de um estudo experimental conduzido sobre o perfil proposto com estudantes de ciência da computação, percebeu-se que a quantidade de erros e o tempo gasto para identificação dos principais elementos de um JED podem ser significativamente melhorados, quando esse perfil é usado na modelagem desse tipo de software.pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador