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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34624
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Lucas Rodrigues de | - |
dc.creator | Inocêncio, Ana Carolina Gondim | - |
dc.creator | Costa, Heitor Augustus Xavier | - |
dc.creator | Parreira Júnior, Paulo Afonso | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T13:40:57Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T13:40:57Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, L. R. de et al. Desenvolvimento e avaliação de um perfil UML para modelagem de jogos educacionais digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 26, n. 2, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/7135 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34624 | - |
dc.description.abstract | UML (Unified Modeling Language) is a general purpose language for software modeling, moreover, is the language most known and used for graphical representation of models. Just the elements preexisting in the UML (Unified Modeling Language) may not be sufficient to facilitate understanding of specific domain models. An example of specific problem domain is the Digital Educational Games (DEGs). In this paper, we describe the UP4EG, a UML profile for DEGs modeling, using UML class diagrams. The UP4EG gathers many stereotypes and tagged values divided into six packages that represent the main elements that a DEG should present. From an experimental study on the proposed profile with computer science students, it was realized that number of errors and the time spent for the identification of the main elements of a DEG can be improved when this profile is used in the modeling of this type of software. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista Brasileira de Informática na Educação = Brazilian Journal of Computers in Education | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais digitais | pt_BR |
dc.subject | Modelagem de software | pt_BR |
dc.subject | Digital educational games | pt_BR |
dc.subject | Software modeling | pt_BR |
dc.subject | Unified Modeling Language (UML) | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação de um perfil UML para modelagem de jogos educacionais digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Development and assessment of an UML profile for digital educational games modeling | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de propósito geral para modelagem de software, sendo uma das mais conhecidas e utilizadas para a representação gráfica de modelos. Sendo assim, apenas os elementos pré-existentes nessa linguagem podem não ser suficientes para facilitar a identificação e o entendimento dos conceitos inerentes a domínios de software mais específicos. Um exemplo é o domínio de Jogos Educacionais Digitais (JEDs). Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento e a avaliação do UP4EG, um perfil UML para modelagem de JEDs, por meio de diagramas de classes UML. O UP4EG reúne diversos estereótipos e “tagged values” distribuídos em seis pacotes, que representam os principais elementos que um JED deve apresentar. A partir de um estudo experimental conduzido sobre o perfil proposto com estudantes de ciência da computação, percebeu-se que a quantidade de erros e o tempo gasto para identificação dos principais elementos de um JED podem ser significativamente melhorados, quando esse perfil é usado na modelagem desse tipo de software. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCC - Artigos publicados em periódicos |
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