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dc.creatorGarcia, Sarah Silva-
dc.date.accessioned2019-06-07T18:38:56Z-
dc.date.available2019-06-07T18:38:56Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.date.submitted2018-11-19-
dc.identifier.citationGARCIA, S. S. Autonomia e estratégias de aprendizagem do espanhol: minhas experiências durante o intercâmbio na Colômbia. 2018. 51 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34696-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene por objeto investigar cómo se dio mi proceso de aprendizaje del español con un enfoque especial en el uso de estrategias de aprendizaje durante mi intercambio, realizado en 2015, en Bogotá, Colombia. Para la realización de esta investigación, primero, aclarado sobre la enseñanza y el aprendizaje de lenguas, apoyándome en Leffa (2012) y Paiva (2014), con el fin de abordar brevemente los métodos de enseñanza-aprendizaje de lengua adicional. En esta investigación, abordo también los distintos conceptos sobre autonomía y explico sobre algunas estrategias de aprendizaje existentes. En este ámbito, adopto los estudios de Benson (2008), Paiva (1998, 2005, 2006), Sharle y Szabó (2000), Silva (2006), Oxford (1990, 2003) y Vilaça (2010, 2011), los cuales citan otros importantes teóricos que tratan sobre el asunto en cuestión. Se trata, pues, de una investigación cualitativa, ya que el estudio no se ocupa de verdades absolutas y/o rígidas sino de reflexiones y atribución de significados que pueden ser cambiantes, dinámicos y flexibles. Con ese estudio, pude verificar qué estrategias de aprendizaje más ocurrieron y me ayudaron en el desarrollo de la lengua adicional. He comprobado también que estas estrategias pueden ocurrir de manera consciente o no, pueden ocurrir concomitantemente o separadas y pueden ocurrir de manera más natural o planificada. Por fin, fue un estudio importante para comprender mi proceso de aprendizaje del español y, consecuentemente, aplicar esos conocimientos en las clases como profesora de lenguas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem de línguaspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática reflexivapt_BR
dc.subjectAprendizaje de idiomaspt_BR
dc.subjectEstrategias de aprendizajept_BR
dc.subjectPráctica reflexivapt_BR
dc.titleAutonomia e estratégias de aprendizagem do espanhol: minhas experiências durante o intercâmbio na Colômbiapt_BR
dc.title.alternativeAutonomía y estrategias de aprendizaje del español: mis experiencias durante el intercambio en Colombiapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.referee1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.referee2Andrade, José Antônio Araújo-
dc.contributor.referee3Mayrink, Mônica Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por escopo investigar como se deu o meu processo de aprendizagem do espanhol com foco especial no uso de estratégias de aprendizagem durante meu intercâmbio, realizado em 2015, em Bogotá, Colômbia. Para a realização dessa pesquisa, primeiramente, elucido sobre o ensino e aprendizagem de línguas, apoiando-me em Leffa (2012) e Paiva (2014), a fim de abordar, sucintamente, os métodos de ensino-aprendizagem de língua adicional. Nessa pesquisa, abordo também os distintos conceitos sobre autonomia e explico sobre algumas estratégias de aprendizagem existentes. Nesse âmbito, adoto os estudos de Benson (2008), Paiva (1998, 2005, 2006), Sharle e Szabó (2000), Silva (2006), Oxford (1990, 2003) e Vilaça (2010, 2011), os quais citam outros importantes teóricos que tratam sobre o assunto em questão. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, visto que, o estudo não se ocupa de verdades absolutas e/ou rígidas, mas de reflexões e atribuição de significados que podem ser mutáveis, dinâmicos e flexíveis. Com esse estudo, pude verificar quais as estratégias de aprendizagem mais ocorreram e ajudaram-me no desenvolvimento da língua adicional. Verifiquei também, que essas estratégias podem ocorrer de maneira consciente ou não, podem ocorrer concomitantemente ou separadas e podem acontecer de maneira mais natural ou planejada. Por fim, foi um estudo importante para compreender meu processo de aprendizagem do espanhol e, consequentemente, aplicar esses conhecimentos em sala de aula como professora de línguas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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