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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Resende, Maria Laura de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T16:24:27Z | - |
dc.date.available | 2019-06-11T16:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-23 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, M. L. de S. Configuração do campo acadêmico no curso de Agronomia após a Lei de cotas: um estudo à luz da teoria bourdieusiana. 2019. 132 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34710 | - |
dc.description.abstract | A universidade pública historicamente foi construída como um espaço da elite que possui mecanismos de seleção para filtrar a entrada de um segmento específico da população que tem acesso às melhores escolas, em geral, escolas privadas. No entanto, a política de cotas instituída com a Lei 12.711/12 gera uma ruptura com este sistema, na medida em que obriga a universidade pública a reservar metade das suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública. Essa inserção material não pressupõe que aconteça também a inserção simbólica dos estudantes, por conta da inércia estrutural da organização, cuja própria história pode ser uma barreira impeditiva da mudança. Nesse sentido, pretendeu-se compreender como o campo acadêmico tem se configurado no curso de Agronomia, tradicionalmente procurado pela elite rural brasileira, após a implementação da Lei de cotas. Para tal, a pesquisa valeu-se do método quantitativo por meio da pesquisa documental para traçar o perfil socioeconômico dos estudantes do curso de Agronomia, antes e depois da Lei de Cotas, e do método qualitativo da história oral e da análise de narrativa, utilizando entrevistas em profundidade com os estudantes para compreender a dinâmica do campo acadêmico presente no curso de Agronomia à luz da teoria bourdieusiana. Em relação aos principais resultados, é possível afirmar que o campo acadêmico, no curso de Agronomia, tem passado por mudanças estruturais que o tornaram mais diversificado, principalmente no que diz respeito ao perfil socioeconômico e demográfico dos estudantes, mas que ainda possui tradição e resistência às mudanças culturais, explicadas pela inércia estrutural das organizações. Nesse contexto, o campo acadêmico da Agronomia acaba sendo configurado por dois perfis de estudantes: um (“nutella”) representa as mudanças estruturais que aconteceram nesse campo e o outro (“raiz”) a resistência para manter a tradição presente nele. O habitus do agrônomo continua sendo reproduzido com um per fil tradicional e incorporado pela maioria dos estudantes que historicamente ingressam no curso, que são aqueles que já possuem uma predisposição para adquirir as práticas do agrônomo “raiz”. No entanto, esse perfil “raiz” vem sendo rechaçado e tem sofrido resistência, porque o campo tem novos entrantes – os cotistas, as mulheres e os “nutellas” – e estes são portadores de diferentes níveis de capitais, o que tem diversificado o campo acadêmico. As situações de violência simbólica acontecem como consequência do processo de inculcação do habitus do agrônomo pelo sistema de ensino, e se tornam ainda mais sofridas pelos cotistas, pelo fato de eles possuírem um habitus mais distante do habitus a ser incorporado, exigindo maior esforço destes estudantes para se adaptar e obter sucesso no campo acadêmico. Assim, o sistema de ensino continua produzindo e reproduzindo as desigualdades da sociedade porque cada estudante que entra no campo acadêmico possui uma estrutura de capitais, sendo estes fundamentais para definir as posições do jogo - quem tem poder, status e sucesso. Embora o sistema de cotas reduza essa desigualdade na fase do processo seletivo, isso não impede que ela se reproduza quando os estudantes cotistas vivenciam o campo acadêmico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema de ensino | pt_BR |
dc.subject | Lei de cotas | pt_BR |
dc.subject | Campo acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Violência simbólica | pt_BR |
dc.subject | Education system | pt_BR |
dc.subject | Law of quotas | pt_BR |
dc.subject | Academic field | pt_BR |
dc.subject | Symbolic violence | pt_BR |
dc.title | Configuração do campo acadêmico no curso de Agronomia após a Lei de cotas: um estudo à luz da teoria bourdieusiana | pt_BR |
dc.title.alternative | Configuration of the academic field in the course of agronomy after the law of quotas: a study of the light of the bourdieusian theory | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lourenço, Cléria Donizete da Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Rosa, Alexandre Reis | - |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Marcelo Sevaybricker | - |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Adílio Renê Almeida | - |
dc.description.resumo | The public university has been historically constructed as an elite space with selection mechanisms to filter the entry of a specific population segment that has access to the best schools, usually private schools. However, the quota policy instituted by Law 12.711/12 generates a rupture with this system, as it obliges the public university to reserve half of its vacancies for public school students who historically were outside this system. Thistangible inclusion does not presuppose that the symbolic inclu sion of students also occurs because of the structural inertia of the organization, whose own history may be a barrier to change. In this sense, the purpose was to understand how the academic field has been configured in the Agronomy course, traditionally sought by the brazilian rural elite, after the implementation of the Law of quotas. For this, the research was based on the quantitative method using documentary research to trace the socioeconomic profile of the students of the Agronomy course before and after the Law of quotas, and also the qualitative method of oral speech and narrative analysis, using in depth interviews with the students to understand the dynamics of the academic field present in the Agronomy course in the light of the Bourdieusian the ory. Regarding the main results, it is possible to affirm that the academic field in the course of Agronomy has undergone structural changes that have made it more diverse, mainly concerning the socioeconomic and demographic profile of the students, but it still has its tradition and resistance to cultural changes, explained by the structural inertia of organizations. In this context, the academic field of Agronomy ends up being shaped by two student profiles: one (“nutella”) represents the structural changes that happened in this field and the other (“root”) the resistance to maintain the current tradition in it. The habitus of the agronomist continues to be reproduced with a traditional profile and incorporated by the majority of the students who historically enter the course, who are already predisposed to acquire the practices of the "root" agronomist. However, this root profile has been rejected and has suffered resistance, because the field has new entrants - quotaholders, women and "nutellas" - and these are carriers of different capital levels, which has diversified the academic field. The situations of symbolic violence occur as a consequence of the process of inculcation of the agronomist habitus by the educational system, which are even more severe for the quotaholders, once they have a habitus more distant from the habitus to be incorporated, requiring greater effort of these students to adapt and succeed in the academic field. Thus, the education system continues to produce and reproduce the inequalities of society because each student who enters the academic field has a capital structure, these being fundamental to define the positions of the game - who has power, status and success. Although the quota system reduces this inequality in the selection process, this does not prevent it from being reproduced when the quota students experience the academic field. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Administração e Economia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4425691043117515 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração - Mestrado (Dissertação) |
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