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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, João Paulo Lima de-
dc.creatorGuilarducci, Janina de Sales-
dc.creatorAbreu, Wilson César de-
dc.date.accessioned2019-06-13T17:00:31Z-
dc.date.available2019-06-13T17:00:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, J. P. L. de; GUILARDUCCI, J. de S.; ABREU, W. C. de. Avaliação do conhecimento sobre nutrição básica e aplicada ao esporte de universitários. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 12, n. 71, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34766-
dc.description.abstractKnowledge about nutrition can positively impact eating habits, contributing to correct supply of nutrients and energy intake. The aim of this study was evaluating the knowledge about basic nutrition and nutrition applied to sports in a group of university students from a university in the South of Minas Gerais. Knowledge about basic nutrition and sport nutrition was evaluated using a questionnaire with objective questions related to the areas described above, besides also was evaluated the knowledge about a distribution of food groups in the food pyramid. The questionnaire was administered to undergraduate students of Nutrition courses (beginners and advanced - 7th, 8th and 9th periods) and to freshmen of Administration, Letters and Physical Education. Knowledge about basic nutrition is greater than nutrition applied to sports. Seniors in Nutrition obtained high percentages of basic nutrition and applied to the sport compared to beginners of nutrition, and other courses evaluated. The percentage of correctness in the group of the foods belonging in food pyramid for seniors and beginners in nutrition, and others courses were: level 1 (98%, 60%, and 35%), Level 2 (81%, 32% and 20%), level 2 (81%, 32% and 20%). level 3 (86%, 50% and 45%) and level 4 (97%, 73% and 47%). In this way, it was observed that the seniors group obtained a higher percentage of correctness followed of the beginners group. As expected, the other courses evaluated were not very successful because they were courses outside the scope area.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercíciopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Brasileira de Nutrição Esportivapt_BR
dc.subjectExercíciopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectFeedingpt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento sobre nutrição básica e aplicada ao esporte de universitáriospt_BR
dc.title.alternativeKnowledge assessment on basic nutrition and applied sports to university studentspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO conhecimento sobre nutrição pode impactar positivamente os hábitos alimentares contribuindo para a ingestão correta de nutrientes e energia. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento sobre nutrição básica e aplicada ao esporte de estudantes universitários de uma universidade do Sul de Minas. O conhecimento sobre nutrição básica e aplicada ao esporte foi avaliado utilizando um questionário com questões objetivas sobre nutrição básica e esportiva. Também foi avaliado o conhecimento sobre a distribuição dos grupos alimentares na pirâmide alimentar. O questionário foi administrado a graduandos dos cursos de Nutrição (iniciantes e avançados – 7º, 8º e 9º períodos) e aos discentes iniciantes de Administração, Letras e Educação Física. O conhecimento sobre nutrição básica foi maior que sobre nutrição aplicada ao esporte. Os estudantes do curso de Nutrição avançados (NF) obtiveram percentuais de acerto significativamente superior sobre nutrição básica e e aplicada ao esporte comparado aos alunos iniciantes de nutrição (NI) e dos demais cursos avaliados. Perante a análise da pirâmide alimentar os percentuais de acertos para os grupos NF, NI e outros cursos foram os seguintes: Nível 1 (98%, 60% e 35%), Nível 2 (81%, 32% e 20%), nível 3 (86%, 50% e 45%) e nível 4 (97%, 73% e 47%). Deste modo, observou-se que o grupo NF obteve a maior porcentagem de acerto. Portanto, conforme esperado o grupo NF demonstrou maior domínio do assunto, seguido do grupo NI. Em relação aos outros cursos já se esperava um percentual de acerto menor por serem cursos fora da área de abrangência.pt_BR
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