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dc.creatorAguiar Júnior, Dejair Batista de-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:20:40Z-
dc.date.available2019-06-19T12:20:40Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2019-02-27-
dc.identifier.citationAGUIAR JÚNIOR, D. B. de. Sequências didáticas produzidas por professores alfabetizadores: (re)significação do processo de formação docente. 2019. 149 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34823-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the nature of the teaching work, in relation to the underlying language conception in the planning of Didactic Sequences (hereinafter SD) produced and applied by teachers in classes of the initial years of Elementary Education, that is, as the language abilities were contemplated and performed in the classroom through the sequences, in order to analyze how the teacher's practice is configured. In the teaching-learning context, working with language presupposes a theoretical-practical alignment based on a diagnosis of reality, due to the need for coherent and meaningful teacher interventions to the actual student demands. The didactic sequences analyzed were elaborated by 12 teachers from a public elementary school in a city in the south of Minas Gerais in the meetings of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) program in 2013, 2014 and 2015. For the analysis of language abilities, the criteria and categories of classification proposed by the linguists of the current sociodiscursive interactionist (ISD) were adopted as indicators. The research, therefore, was anchored in the qualitative paradigm and, in addition, it was based on the theoreticalmethodological principles of ISD. uch a methodological approach presupposes the relevance of the reflexive teacher training process, whose performance is essential in the process of developing CL necessary for reading and producing text. For the analysis of the data an interpretative approach was adopted, based on the methodological path proposed by the Grounded Theory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectInteractionism sociodiscursivept_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleSequências didáticas produzidas por professores alfabetizadores: (re)significação do processo de formação docentept_BR
dc.title.alternativeDidactic sequences produced by literacy teachers: (re)significance of the teacher training processpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee1Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee2Carvalho, Aline Torres Sousa-
dc.description.resumoEste trabalho propôs-se investigar a natureza do trabalho docente, em relação à concepção de linguagem subjacente na planificação de Sequências Didáticas (doravante SD) produzidas e aplicadas por professores, no âmbito do Programa de Formação Continuada de Professores denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, como as capacidades de linguagem (CL) foram contempladas e executadas em sala de aula por meio das sequências, a fim de analisar como a prática do professor se configura. No contexto ensino-aprendizagem, o trabalho com a linguagem pressupõe um alinhamento teórico-prático pautado em diagnóstico da realidade, devido à necessidade de intervenções docentes coerentes e significativas às reais demandas discentes. As SD analisadas foram elaboradas por 12 professores de uma escola pública de ensino fundamental de uma cidade do sul de Minas nos encontros do PNAIC, nos anos de 2013, 2014 e 2015. Para análise das CL, adotou-se como indicadores os critérios e as categorias de classificação propostos pelos linguistas da corrente interacionista sociodiscursiva. A pesquisa, assim, ancorou-se no paradigma qualitativo e, além disso, fundamentou-se nos princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Sócio Discursivo (doravante ISD). Tal abordagem metodológica pressupõe a relevância do processo de formação do professor reflexivo, cuja atuação é essencial no processo de desenvolvimento de CL necessárias para a leitura e produção de texto. Para a análise dos dados foi adotada uma abordagem interpretativista, pautada no percurso metodológico proposto pela Teoria Fundamentada nos Dados (TFD).pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1845587554600822pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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