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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3489

Title: A prática do fair trade em grupos de agricultores familiares: reflexões críticas sobre inovações sociais
Other Titles: Practice of fair trade in groups of family farmers: critical reflections about social innovation
???metadata.dc.creator???: Freitas, Rodrigo Cassimiro de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Cleber Carvalho de
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Rezende, Daniel Carvalho de
Neder, Marco Antônio Villarta
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pinto, Marcelo de Rezende
Romaniello, Marcelo Márcio
???metadata.dc.description.concentration???: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação
Keywords: Relação interorganizacional
Análise crítica de discurso
Agricultura familiar
Diagnóstico rápido participativo
Fair trade
Inovação social
Critical discourse analysis
Interorganizational relation
Social innovation
Rapid participative diagnostic
???metadata.dc.date.submitted???: 28-Feb-2014
Issue Date: 2014
???metadata.dc.description.sponsorship???: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: FREITAS, R. C. de. A prática do fair trade em grupos de agricultores familiares: reflexões críticas sobre inovações sociais. 2014. 157 p. Dissertação (Mestrado em Administração/Gestão Estratégica, Marketing e Inovação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa é fruto do esforço intelectual que pretendeu alinhar eixos teóricos, considerando as relações interorganizacionais relacionadas às inovações sociais (mercadológicas e de processos organizacionais) na realidade de pequenos agricultores familiares. Assim, objetivou-se identificar quais são e como se estabelecem, discursivamente, as principais relações interorganizacionais, inovações sociais e iniciativas de Comércio Justo/ Sustentável, desenvolvidas por pequenos produtores cooperados de alimentos orgânicos no sul de Minas. Para tornar isso possível, os principais objetivos específicos foram: identificar e caracterizar as organizações cooperativas de produtores familiares no sul de Minas Gerais; caracterizar as atividades e a forma de atuação dos principais grupos de pequenos produtores cooperados e as organizações envolvidas no processo de inovação social; descrever os processos de cooperação e competição inter e intragrupal desses produtores cooperados e as principais alianças estabelecidas; e identificar e descrever a concepção simbólica e discursiva dos grupos de pequenos produtores cooperados acerca dos conceitos de Fair Trade compreendidos como inovações sociais. Para subsidiar essa discussão e alcançar os objetivos, na revisão de literatura foram privilegiados os seguintes temas: as Relações Interorganizacionais, as Inovações Sociais e a Análise Crítica de Discurso. Sobre o percurso metodológico, esclarece-se que a metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem exploratória descritiva, baseada no Diagnóstico Rápido Participativo agregou entrevistas em profundidade, diário de campo e observação participante. O trabalho de campo foi desenvolvido entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Foram coletadas 17 entrevistas que foram transcritas e, posteriormente, analisadas à luz da Análise Crítica de Discurso. Os principais resultados apontaram para múltiplos formatos de cooperação nos cenários intra e interorganizacionais e para baixos índices de competição interna. Foram evidenciadas, na análise dos dados, distonias entre o conceito clássico de Fair Trade e a concepção e materialização nas vidas dos agricultores familiares entrevistados. As reflexões finais pontuaram aspectos gerais da pesquisa, como também foram detalhadas as principais implicações teóricas e gerenciais, as limitações da investigação e as sugestões de agenda para futuras pesquisas.
This research is the fruit of an intellectual effort intending to align the theoretical axes of interorganizational relations related to social innovations (market scenery and organizational processes) within the reality of small family farmers. Thus, this work aimed at identifying which are and how are discursively established the main interorganizational relations, social innovations and Just/Sustainable commerce initiatives, developed by small organic food cooperated farmers in southern Minas Gerais, Brazil. To make this a possibility, the main specific objectives were: identifying and characterizing the cooperative organizations of family farmers in southern Minas Gerais; characterizing the activities and forms of action of the main groups of small cooperated farmers and the organizations involved in the social innovation process; describing the inter and intragroup cooperation and competition processes as well as the main alliances established; and identifying and describing the symbolic and discursive conception of small cooperated farmer groups regarding the concepts of Fair Trade understood as social innovations. In order to subsidize this discussion and reach the objectives, the literature review highlighted the following themes: The Interorganizational Relations, the Social Innovations and the Critical Discourse Analysis. The methodological path used was a research of qualitative nature and a descriptive exploratory approach based on the Rapid Participatory Diagnostics which aggregated interviews, field journal and participant observation. The field work was developed between November of 2013 and January of 2014. Seventeen interviews were collected, transcribed and, later, analyzed in light of the Critical Discourse Analysis. The main results point to multiple formats of cooperation in intra and interorganizational sceneries in addition to low internal competition indexes. The analysis data evidenced dystonias between the classical concept of Fair Trade and the conception and materialization in the lives of the interviewed family farmers. The final reflections punctuated the general aspects of the research and detailed the main theoretical and managerial implications, investigation limitations and the agenda suggestions for future researches.
Description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3489
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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