Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Braz, Jussara Elizandra | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-01T17:19:38Z | - |
dc.date.available | 2019-07-01T17:19:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-23 | - |
dc.identifier.citation | BRAZ, J. E. A robótica educacional no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica: metassíntese qualitativa de pesquisas brasileiras entre 2007 e 2017. 2019. 65 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35138 | - |
dc.description.abstract | We know that the use of digital technologies is increasingly accessible, that students have access to various resources and that they often do not use them properly. The school as a training agent tries to accompany and insert in its context technological resources with the intention of involving the students and taking advantage of wh at the technologies have to offer. One of the resources that advances into the classroom is Educational Robotics which has PAPERT (1960) as its precursor. He saw the computer as an attraction for children and could be used as a resource to facilitate the learning process, so using the LOGO language began a work with pedagogic strategies that enchanted several generations. In this sense, the present dissertation aims to search the possible contributions of Educational Robotics as a teaching-learning tool of mathematics in the scope of Brazilian basic education. For this purpose, the qualitative meta-synthesis of the researches carried out in Brazil between 2007 and 2017 was developed. The search for mapping was carried out in dissertations and theses located in the databases of CAPES, BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations) and in Virtual Libraries. The results were submitted to qualitative metassynthesis and later triangulated with the theoretical contribution. We realized that the RE is a potential tool as a support in the teaching of Mathematics, taking into account the competences listed by BNCC. For better results it is imperative that the RE is included in the Curriculum of Education and meets all the series of teaching, its potential is through continuous action and not in isolated projects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.subject | Metassíntese | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento computacional | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | pt_BR |
dc.subject | Systematic review | pt_BR |
dc.subject | Metassynthesis | pt_BR |
dc.subject | Computational knowledge | pt_BR |
dc.title | A robótica educacional no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica: metassíntese qualitativa de pesquisas brasileiras entre 2007 e 2017 | pt_BR |
dc.title.alternative | The educational robotics in teaching-learning of mathematics in basic education: qualitative metassinthesis of brazilian research between 2007 and 2017 | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Ronei Ximenes | - |
dc.contributor.referee1 | Costa, Jorge Luís | - |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Estela Aparecida Oliveira | - |
dc.description.resumo | Sabemos que o uso das tecnologias digitais está cada vez mais acessível, que os alunos têm acesso a diversos recursos e que muitas vezes não os utilizam de maneira adequada. A escola como agente formador tenta acompanhar e inserir em seu contexto recursos tecnológicos com a intenção de envolver os alunos e aproveitar o que as tecnologias tem a oferecer. Um dos recursos que avança para a sala de aula é a Robótica Educacional, que tem PAPERT (1960) como seu precursor. Ele via o computador como um atrativo para as crianças e poderia ser utilizado como recurso para facilitar o processo de aprendizagem, então, utilizando a linguagem LOGO, iniciou-se um trabalho com estratégias pedagógicas que encanta várias gerações. Nesse sentido a presente dissertação tem como objetivo buscar as possíveis contribuições da Robótica Educacional como ferramenta de ensino-aprendizagem da matemática no âmbito da educação básica brasileira. Para tal se desenvolveu metassíntese qualitativa das pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2017. A busca para realizar o mapeamento ocorreu em dissertações e teses localizadas nas bases de dados da CAPES, BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e em Bibliotecas virtuais. Os resultados foram submetidos à metassíntese qualitativa e posteriormente triangulados com o aporte teórico. Percebemos que a RE é uma ferramenta potencializadora como suporte no ens ino de Matemática atendendo as competências elencadas pela BNCC. Para melhores resultados é imprescindível que a RE esteja incluída no Currículo da Educação e atenda a todas as séries de ensino, seu potencial se dá por meio de ação continuada e não em projetos isolados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4136567633583000 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_A robótica educacional no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica metassíntese qualitativa de pesquisas brasileiras entre 2007 e 2017.pdf | 583,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.