Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Roquini, Elizabeth Aparecida Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-03T18:05:07Z | - |
dc.date.available | 2019-07-03T18:05:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.citation | ROQUINI, E. A. A. A constituição dos sentidos na educação infantil. 2019. 79 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35148 | - |
dc.description.abstract | This research work entitled "The constitution of senses in early childhood education", with a qualitative character, shows the didactics developed in the educational process initially triggered in an adapted thematic room, called "TENDA DOS SENTIDOS", and then, in bibliographical form . The children attending this space "Tenda dos Sentidos" were 0 to 5 years old, and the institution chosen to conduct the research was a Municipal School of the South of Minas Gerais. Realizing that play is part of the process of teaching learning in children's education, play has become an object and, in this sense, our thesis is that its didactics seeks to apply principles with the purpose of developing in children the cognitive skills to make them critical reflective Knowing that teaching work is an integral part of the educational process, the research problem is faced with the questioning: Pedagogical practices in the field of Early Childhood Education produce the construction of learning through play and experiences involving the senses, care and affections In order to answer this and other questions that emerge in the development of the research, the investigative tools anchored in the cultural studies that cover the references of Rubem Alves and Antônio Torres and Jorge Larrosa were constructed. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Linguagem corporal | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Ludic | pt_BR |
dc.subject | Body language | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.title | A constituição dos sentidos na educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | The constitution of senses in child education | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Francine de Paulo | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Margarida Montejano da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa intitulado “A constituição dos sentidos na educação infantil”, de caráter qualitativo, mostra ludicamente a didática desenvolvida no processo educativo desencadeado inicialmente em uma sala temática adaptada, denominada de “TENDA DOS SENTIDOS” e, em seguida, de forma bibliográfica. As crianças frequentadoras desse espaço “Tenda dos Sentidos” tinham de 0 a 5 anos de idade e, a instituição escolhida para realização da pesquisa foi uma Escola Municipal do Sul de Minas Gerais. Percebendo que o lúdico faz parte do processo de ensino aprendizagem na educação infantil, o brincar tornou-se objeto e, neste sentido, nossa tese é que sua didática procura aplicar princípios com a finalidade de desenvolver na criança as habilidades cognitivas para torna-las críticas reflexivas. Sabendo que o trabalho docente é parte integral do processo educativo, o problema de pesquisa se depara com o questionamento: As práticas pedagógicas no âmbito da educação Infantil produzem a construção da aprendizagem por meio dos brincares e das experiências envolvendo os sentidos, o cuidado e os afetos? Para responder a essa e a outras questões que emergirem no desenvolvimento da pesquisa, foram construídas as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos culturais que abarcam os referenciais de Rubem Alves e Antônio Torres e Jorge Larrosa. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4569606217541303 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_A constituição dos sentidos na educação infantil.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.