Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35512
metadata.teses.dc.title: Momentos que demarcam o percurso de formação de professores alfabetizadores: um olhar para o município de Nepomuceno-MG
metadata.teses.dc.title.alternative: Moments demarcating the literacy teacher training course: a look at the municipality of Nepomuceno-MG
metadata.teses.dc.creator: Azarias, Lívia de Souza Tanus
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6224566623073697
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Montuani, Daniela Freitas
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Cabral, Giovanna Rodrigues
metadata.teses.dc.subject: Formação de professores
Identidade do professor
Formação continuada
Alfabetização e letramento
Teacher training
Teacher's identity
Continuing training
Literacy
metadata.teses.dc.date.issued: 22-Jul-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: AZARIAS, L. de S. T. Momentos que demarcam o percurso de formação de professores alfabetizadores: um olhar para o município de Nepomuceno-MG. 2019. 87 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: As dificuldades apresentadas pelos professores no ato de alfabetizar tem sido alvo de debate em vários campos de pesquisa, e a medida em que os problemas em garantir o domínio da leitura e escrita se tornam evidentes, são propostas novas políticas públicas de formação docente como possibilidades para entender, conceber, reestruturar e ressignificar o contexto de alfabetização. Diante disso, a pesquisa teve por objetivo analisar quais os momentos que demarcam o percurso de formação de professores alfabetizadores demarcado no discurso docente, bem como descrever o quanto os cursos de formação continuada contribuem para a prática pedagógica em relação à alfabetização, comparando de que forma os conhecimentos adquiridos em experiências já vivenciadas e no processo de formação acadêmica são acionados de modo a garantirem a atuação e saberes que o professor alfabetizador utiliza. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, com ênfase na descrição. Como procedimento metodológico para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado gravado em áudio que, posteriormente, foi transcrito na íntegra. Foram sujeitos da pesquisa seis professoras alfabetizadoras da educação básica das escolas estaduais e municipais, selecionadas por participarem do Programa de Formação Pacto Nacionais pela Alfabetização na Idade Certa, (PNAIC), no município de Nepomuceno-MG. Analisou-se os dados por meio da técnica de análise de conteúdo, usando a análise temática, de Bardin (2009) e Minayo (2007), em que foi feita uma categorização por meio dos temas levantados nas entrevistas. A partir da análise das falas das professoras foram elencadas cinco (5) categorias, cada uma abrangendo um determinado assunto sobre os conhecimentos adquiridos no processo de formação acadêmica e as práticas alfabetizadoras. Co nstatou-se que os cursos de formação continuada, assim como os saberes e práticas cotidianas acrescentam muito para a atuação dos professores alfabetizadores pelo fato de haver uma troca de experiências entre os mais experientes e os recém-formados. As falas apontam lacunas na formação inicial, o que não permitiu a preparação para atuar nas salas de alfabetização e a maioria não demostrou foco na alfabetização e se distanciou da verdadeira prática.
metadata.teses.dc.description.abstract: The difficulties presented by teachers in the act of to literate have been the subject of debate in several fields of research, and as the problems in guaranteeing the mastery of reading and writing become evident, new public policies for training teachers are proposed as possibilities to understand, conceive, restructure and resignify the context of literacy. Therefore, the objective of this research was to analyze the moments that demarc ate the training course of literacy teachers demarcated in the teaching discourse, as well as to describe how much the courses of continuing education contribute to the practice pedagogical in relation to literacy, comparing how the knowledge acquired in experiences already tried and in the process of academic training are triggered in order to guarantee the performance and knowledge that the literacy teacher uses. The research adopted the qualitative approach, with emphasis on the description. As a methodological procedure for data collect, a semi -structured interview script recorded in audio was used, which was subsequently transcribed in full. The research subjects were six literate teachers of basic education of State and municipal schools, selected for participating in the National Pact Training Program for Literacy in The Right Age (NPLRA) (in Portuguese: PNAIC), in the municipality of Nepomuceno -MG. The data were analyzed by means of the content analysis technique, using the thematic analysis of Bardin (2009) and Minayo (2007), in which a categorization was made by means of the themes raised in the interviews. From the analysis of the speeches of the teachers were listed five (5) categories, each covering a certain subject about the knowledge acquired i n the process of academic education and literacy practices. It was found that the courses of continuing education, as well as the daily knowledge and practices add much to the performance of the literacy teachers because there is an exchange of experiences among the most experienced and the newly graduated. The speeches point to gaps in the initial formation, which did not allow the preparation to work in the literacy rooms, and most did not demonstrate a focus on literacy and became distant from true practice.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35512
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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