Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKalil, João Paulo Albuquerque-
dc.creatorBenedicto, Gideon Carvalho de-
dc.date.accessioned2019-07-22T13:41:15Z-
dc.date.available2019-07-22T13:41:15Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationKALIL, J. P. A.; BENEDICTO, G. C. de. Impactos da oferta pública inicial de ações no desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras na B3. RACE, Joaçaba, v. 17, n. 1, p. 197-224, jan./abr. 2018. DOI: 10.18593/race.v17i1.1631.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35522-
dc.description.abstractThe article aimed to discuss the impacts of the IPO on the economic-financial performance of Brazilian companies listed in B3. These impacts were analyzed in terms of: sales growth; profitability of assets; return on shareholders' equity; and profitability of sales. In order to reach the objectives, the database of the companies that carried out the IPO between 2008 and 2013 was used. The research presented theoretical foundations and information from researches and institutions, including literature review, financing decisions, initial public offering of stock and economic-financial performance of companies through indicators. The methodology, in general, was an explicative and quantitative research. The financial statements were collected through the financial reports available on each company's website and also on the B3 website. The final sample included 28 companies of different sizes and sectors. More specifically, a multivariate statistical methodology was used with multiple linear regression econometric models in panel data. Based on this discussion, the results suggest that the IPO generated a positive impact on the growth of net sales revenues. On the other hand, the IPO resulted in a negative impact on the performance of companies in terms of the profitability of assets and shareholders' equity. Finally, the IPO variable was not significant in the sales profitability model measured by the net margin.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEditora Unoescpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRACE (Revista de Administração, Contabilidade e Economia)pt_BR
dc.subjectDecisões de financiamentopt_BR
dc.subjectMercado de capitaispt_BR
dc.subjectIPOpt_BR
dc.subjectDesempenho de empresaspt_BR
dc.subjectFinancing decisionspt_BR
dc.subjectCapital marketpt_BR
dc.subjectPerformance of companiespt_BR
dc.subjectInitial Public Offering (IPO)pt_BR
dc.titleImpactos da oferta pública inicial de ações no desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras na B3pt_BR
dc.title.alternativeImpacts of the initial public offer of shares in economic and financial performance of brazilian companies in B3pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo objetivou-se discutir os impactos do Initial Public Offering (IPO) no desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras listadas na B3. Esses impactos foram analisados em termos de: crescimento das vendas, rentabilidade dos ativos, rentabilidade do patrimônio líquido e lucratividade das vendas. Para alcançar os objetivos, foi utilizada a base de dados das empresas que realizaram IPO no período de 2008 a 2013. Na pesquisa apresentaram-se fundamentos teóricos e informações advindas de pesquisas e instituições compreendendo revisão da literatura, temas relativos às decisões de financiamento, oferta pública inicial de ações e desempenho econômico-financeiro de empresas por meio de indicadores. A metodologia, de forma geral, tratou-se de pesquisa explicativa e quantitativa. As demonstrações financeiras foram coletadas por meio dos relatórios financeiros disponíveis no site de cada empresa e também no site da B3. A amostra final contemplou 28 empresas de diversos tamanhos e setores. Mais especificamente, foi utilizada metodologia de estatística multivariada com modelos econométricos de regressão linear múltipla em dados em painel. Com base nessa discussão, os resultados encontrados sugerem que a realização do IPO gerou impacto positivo no crescimento das receitas líquidas de vendas. Por outro lado, o IPO resultou em impacto negativo no desempenho das empresas em termos de rentabilidade dos ativos e patrimônio líquido. Por fim, a variável IPO não apresentou significância no modelo de lucratividade das vendas medida pela margem líquida.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons