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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3600

Title: Desempenho operacional de um trator agrícola em função da lastragem, pressão de insuflagem e da vida útil do pneu
Other Titles: Operational performance of an agricultural tractor depending upon the tire shelf life ballasting, and inflation pressure
???metadata.dc.creator???: Spagnolo, Roger Toscan
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Volpato, Carlos Eduardo Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho, Gabriel José de
Barbosa, Jackson Antônio
Volpato, Carlos Eduardo Silva
???metadata.dc.description.concentration???: Máquinas e Automação Agrícola
Keywords: Consumo de combustível
Força de tração
Fuel consumption
Strength traction
???metadata.dc.date.submitted???: 19-Feb-2010
Issue Date: 8-Sep-2014
Citation: SPAGNOLO, R. T. Desempenho operacional de um trator agrícola em função da lastragem, pressão de insuflagem e da vida útil do pneu. 2010. 55 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O trator agrícola é uma máquina autopropelida que contém rodados, os quais estabelecem a interface máquina-solo cujas principais funções são as de lhe oferecer apoio, sustentação, direcionamento e auto-locomoção, além de serem responsáveis por gerar esforço de tração. Entre as diferentes características dos pneus que afetam o desempenho operacional do trator, estão a pressão de insuflagem, carga normal sobre as rodas motrizes e as condições de desgaste das garras. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho operacional de um trator agrícola operando com pneus novos e desgastados em três condições de lastragem e três pressões de inflagem dos pneus. O experimento foi realizado na unidade experimental pertencente ao Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, apresentando o solo uma umidade média de 25,69% e 14,97 T ha-1 de matéria seca no momento da realização dos testes. Utilizou-se um trator 4x2 TDA, com potência de 65,62 kW (88 CV) no motor. Os pneus utilizados foram do tipo R1, com as seguintes características: diagonal (dianteiros: 12,4-24; traseiros: 18,4-30), sendo que a altura média das garras dos pneus novos foi de 30 e 35 mm para os pneus dianteiros e traseiros respectivamente e nos pneus velhos, as garras mediram 18 e 4,5 mm, respectivamente. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x3x3, com 18 tratamentos e 3 repetições. Os resultados para os parâmetros estudados, força e potência na barra de tração, coeficiente de tração e consumo de combustível evidenciaram vantagens para o trator quando equipado com pneus novos. A patinagem foi maior quando foram usados pneus novos, devido ao aumento da força e potência na barra de tração. Além de menor consumo de combustível, diferentes níveis de lastragem e pressão de insuflagem favorecem o desenvolvimento de maior força e potência na barra de tração quando pneus novos ou desgastados são usados.
Mounted on a wheeled chassis, the agricultural tractor is a self-propelled vehicle which wheels main functions is to offer support tractors, support, guidance and self-locomotion, in addition to being responsible for generating tractive effort. Among the different characteristics of the tires that affect the operational performance of the tractor are the inflation pressure, normal load on the drive wheels and the conditions of wear claws. This study aimed to evaluate the operational performance of operating an agricultural tractor with new tires and worn in conditions of weights and three inflation pressures of tires. The experiment was conducted at the experimental unit of the Department of Animal Science, Federal University of Lavras, with soil moisture an average of 25.69% and 14.97 t ha-1 dry matter at the time of testing. We used a tractor 4x2 TDA, with an output of 65.62 kW (88 HP) engine. The tires were of the type R1, with the following features: diagonal (front: 12,4-24 rear: 18,4-30), and the average height of the clutches of the new tire was 30 and 35 mm for front and rear tires respectively, while the old tires claws 18 and measured 4.5 mm, respectively. The experimental design was randomized blocks arranged in a 2x3x3 factorial arrangement, with 18 treatments and 3 replications. The results for the different parameters, strength and power in the drawbar, coefficient of traction and fuel consumption showed advantages for the tractor equipped with new tires. The slip was greater when used new tires due to increased strength and power in the drawbar. When using new or worn tires, different levels of weights and inflation pressure are more favorable to the development of greater strength and power at the drawbar, and lower fuel consumption.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3600
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
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