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metadata.teses.dc.title: Desempenho comparativo de um motor de ciclo diesel utilizando diesel e misturas de biodiesel
metadata.teses.dc.title.alternative: The performance of a diesel engine using diesel and biodiesel mixtures
metadata.teses.dc.creator: Barbosa, Ronald Leite
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Salvador, Nilson
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Silva, Fábio Moreira da
Barbosa, Jackson Antônio
metadata.teses.dc.description.concentration: Máquinas e Automação Agrícola
metadata.teses.dc.subject: Motor diesel
Desempenho
Biodiesel
Diesel engine
Performance
metadata.teses.dc.date.issued: 8-Sep-2014
metadata.teses.dc.identifier.citation: BARBOSA, R. L. Desempenho comparativo de um motor de ciclo diesel utilizando diesel e misturas de biodiesel. 2006. 55 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
metadata.teses.dc.description.resumo: Brazil is considered a country of an incommensurable biodiversity, justifying in this way, its enormous variety in oleaginous. It is considered that, in a close future, the petroleum reservations economically viable will tend to the shortage. Beside it, the exacerbated current price levels of the petroleum barrel in the international market, the possibility of employment generation and income with the consequent fixation of the man in the country, the excellent and varied climatic conditions and several types of terrain do that the country, with extensive workable areas, stand out in the world scenery if considering its great potentiality on generation of alternative fuels. The environmental preservation, important subject nowadays, does, also, that the human being work in searches for the development of alternative energies, mainly those originating from renewable and biodegradable sources of sustentable character. Being taken in consideration those searches, the purpose of this work was to evaluate the performance of a diesel engine working in different moments with mineral diesel and mixtures of mineral diesel and biodiesel in the equivalent proportions B2 (98% mineral diesel and 2%biodiesel), B5 (95% mineral diesel and 5%biodiesel), B20 (80% mineral diesel and 20%biodiesel), and, finally, B100 (100% biodiesel). The experiment was accomplished in the dependences of the Engineering Department at UFLA - Federal University of Lavras, in Lavras, Minas Gerais, in July, 2005.
O Brasil é considerado um país de uma biodiversidade incomensurável, justificando-se, assim, sua enorme variedade em oleaginosas. Estima-se que, em um futuro próximo, as reservas de petróleo economicamente exploráveis tendam à escassez. Além disso, os atuais níveis exacerbados dos preços do barril de petróleo no mercado internacional, a possibilidade de geração de emprego e renda, com a conseqüente fixação do homem ao campo, as excelentes e variadas condições climáticas e os diferentes tipos de relevo fazem com que o país, com extensas áreas agricultáveis, se destaque no cenário mundial em relação à sua grande potencialidade de geração de combustíveis alternativos. A preservação ambiental, importantíssima questão da atualidade, vem, também, fazendo com que o ser humano trabalhe na busca do desenvolvimento de alternativas energéticas, principalmente aquelas oriundas de fontes renováveis e biodegradáveis de caráter eminentemente sustentável. Levando-se em consideração essa busca, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de um motor ciclo diesel, funcionando em momentos distintos com diesel mineral e misturas de diesel mineral e biodiesel nas proporções equivalentes a B2 (98% diesel mineral e 2% biodiesel), B5(95% diesel mineral e 5% biodiesel), B20(80% diesel mineral e 20% biodiesel) e, finalmente, B100 (100% biodiesel). O experimento foi realizado nas dependências do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, Minas Gerais, em julho de 2005.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3603
metadata.teses.dc.publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
metadata.teses.dc.language: pt_BR
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