Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Tamara de Souza-
dc.creatorPereira, Rafaela Corrêa-
dc.creatorAngelis-Pereira, Michel Cardoso de-
dc.date.accessioned2019-08-12T17:33:59Z-
dc.date.available2019-08-12T17:33:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPEREIRA, T. de S.; PEREIRA, R. C.; ANGELIS-PEREIRA, M. C. de. Influencia de intervenções educativas no conhecimento sobre alimentação e nutrição de adolescentes de uma escola pública. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 427-435, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/influencia-de-intervencoes-educativas-no-conhecimento-sobre-alimentacao-e-nutricao-de-adolescentes-de-uma-escola-publica/15466pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36121-
dc.description.abstractEating habits of adolescents have been marked by high consumption of foods rich in fat, sodium and simple sugars which, together with a sedentary lifestyle, are directly related to the incidence of obesity and other chronic non-communicable diseases both among adolescents and in adulthood. This scenario highlights the urgent need to adopt food and nutrition education (FNE) programs. Thus, the scope of this study was to identify the eating habits and subsequently evaluate the degree of knowledge about food and nutrition of adolescents, intervene with EAN actions, applying two separate educational resources (lecture and quiz-type game) and compare the effectiveness of both in the educational process. The study included 59 adolescents between 13 and 16 years of age, enrolled in two classes of the eighth grade of a public school in the city of Lavras in the State of Minas Gerais. Results revealed the prevalence of inadequate dietary patterns marked by the high consumption of foods rich in simple sugars and fats. Both the application of the game and the lecture were effective in increasing the level of knowledge among adolescents and, when compared, there was no significant difference methods between thempt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceCiência e Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectEducational resourcespt_BR
dc.subjectEating habitspt_BR
dc.subjectFood and nutrition educationpt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleInfluencia de intervenções educativas no conhecimento sobre alimentação e nutrição de adolescentes de uma escola públicapt_BR
dc.title.alternativeInfluence of educational interventions on knowledge about food and nutrition of adolescents in a public schoolpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoOs hábitos alimentares de adolescentes têm sido marcados pelo alto consumo de alimentos ricos em gorduras, sódio e açúcares simples que, somados ao sedentarismo, estão diretamente relacionados com a incidência de obesidade entre outras doenças crônicas não transmissíveis tanto nesta faixa etária como na vida adulta. Este cenário reforça a urgência de se adotar programas de educação alimentar e nutricional (EAN). Sabendo-se disso, o objetivo deste trabalho foi identificar o hábito alimentar e sequencialmente avaliar o grau de conhecimento sobre alimentação e nutrição de adolescentes, intervir com EAN, aplicando dois recursos pedagógicos distintos (palestra e jogo do tipo quiz) e comparar a eficácia de ambos no processo educativo. Participaram do estudo 59 adolescentes entre 13 e 16 anos, matriculados em duas turmas da oitava série de uma escola municipal do município de Lavras – Minas Gerais. Os resultados indicaram prevalência de padrão alimentar inadequado evidenciando o consumo elevado de alimentos ricos em gorduras e açúcares simples. Tanto a aplicação do jogo como a palestra se mostraram eficientes para aumentar o grau de conhecimento dos adolescentes e, quando comparados, os métodos não mostraram diferença significativa entre si.pt_BR
Aparece nas coleções:DNU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.