Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36279
metadata.eventos.dc.title: Estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos associados ao caráter dias para florescimento em soja
metadata.eventos.dc.creator: Barrios, Luiza Faleiro
Bruzi, Adriano Teodoro
Silva, Eric Vinicius Vieira
Marques, Fábio Serafim
Fraiz, Rafael Lima Silva
Godinho, Sérgio Hebron Maia
metadata.eventos.dc.subject: Glycine max
Soja - Florescimento
Soja - Maturação
metadata.eventos.dc.date.issued: 2018
metadata.eventos.dc.identifier.citation: BARRIOS, L. F. et al. Estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos associados ao caráter dias para florescimento em soja. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 31., 2018, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2018. Não paginado.
metadata.eventos.dc.description.resumo: O florescimento e maturação absoluta em soja são influenciados por vários fatores ambientais, principalmente o fotoperíodo e a temperatura. Logo, objetivou-se estimar parâmetros genéticos e fenotípicos associados ao caráter número de dias para o florescimento (NDF), em progênies de soja adaptadas a região Sul do estado de Minas Gerais. Os experimentos foram conduzidos em três locais, no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária da UFLA, no município de Lavras-MG; no Centro de Transferência de Tecnologia da UFLA, no município de Ijaci-MG; e em área particular cedida pela Fazenda Milanez, no município de Itutinga-MG, durante a safra de 2017/18. Utilizou-se progênies F3:5 oriundas de quatro cruzamentos biparentais de soja. Adotou-se parcelas de 1 linha de 3,0 metros e espaçamento de 0,50 metros, considerando o delineamento em látice triplo 8 x 8 (56 progênies + 8 testemunhas). O caráter NDF foi avaliado no momento em que 50% das plantas de soja da parcela apresentavam florescimento pleno (estádio R2). As estimativas dos parâmetros genéticos e fenotípicos foram obtidas com o auxílio do Software computacional R (R CORE TEAM, 2017). Verificou-se a significância dos componentes da variância genética e da interação genótipos x ambientes (GxA) por meio do teste de razão de verossimilhança. Aferiu-se a precisão experimental através da acurácia seletiva (RESENDE & DUARTE, 2007) e do coeficiente de variação experimental (CV). Observou-se que a maior parte da variância fenotípica é decorrente da variação ambiental em relação à variância genética. O componente de variância genética e o componente da interação GxA foram significativos. A herdabilidade estimada para o caráter foi de 80%. As estimativas de ganhos esperados com a seleção variaram de -0,79 até -2,65 dias para as intensidades de seleção de 35% e 1%, respectivamente. Os resultados obtidos neste trabalho denotam que caráter número de dias para o florescimento apresenta alta herdabilidade, e o ganho esperado com a seleção é maximizado conforme a redução na intensidade de seleção.
metadata.eventos.dc.description.uri: http://prp.ufla.br/ciuflasig/generateResumoPDF.php?id=11426
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.