Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36309
metadata.eventos.dc.title: Cinética de remoção de eteramina utilizando biochar de pirólise
metadata.eventos.dc.creator: Gândara, A. P. A.
Teófilo, C. R.
Fernandes, D. S. M.
Silva, T. F. B.
Papini, R. M.
Magrotis, Z. M.
metadata.eventos.dc.subject: Eteramina
Cinética de adsorção
Biochar de pirólise
metadata.eventos.dc.date.issued: 2018
metadata.eventos.dc.identifier.citation: GÂNDARA, A. P. A. et al. Cinética de remoção de eteramina utilizando biochar de pirólise. In: COBEQ 2018: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 22.; ENBEQ 2018: ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 17., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2018. p.1537-1540. DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0410.
metadata.eventos.dc.description.resumo: No presente trabalho foram estudadas diferentes tecnologias aplicadas na degradação do antibiótico amoxicilina (AMX) em meio aquoso, com níveis de concentração encontrados em algumas correntes de processos reais da indústria farmacêutica. Dentre os métodos químicos convencionais, foram estudadas as hidrólises ácida (HA) e básica (HB), em diferentes valores de pH inicial (2; 2,5; 3 e 10). Esses processos apresentaram reduzidas taxas iniciais de degradação da AMX, sendo verificado que, após 10 h de reação, a maior remoção de AMX foi de apenas 4,2% (parapH 2). Além disso, via a realização de ensaios de suscetibilidade antimicrobiana, foi possível verificar que a toxicidade dos efluentes tratados ainda apresentaram níveis de inibição próximos aos do efluente bruto, em relação aos microrganismos testados: E. colie S. aureus. Em seguida, foram estudados alguns processos avançados, envolvendo a fotólise (com radiação UV) dos íons de ferro (Fe2+ e Fe3+). Esses processos apresentaram remoção de mais de 90% da AMX, até 46% da carga orgânica total, em 30 minutos de reação, além de proporcionar uma menor toxicidade em comparação ao efluente bruto e aos efluentes tratados pelos processos de hidrólise, sendo um indicativo da sua biodegradabilidade. Nesse contexto, o processo de fotólise com íons de ferro se mostrou promissor para uma possível integração com processos biológicos convencionais,sistemas de reduzido custo, viabilizando a aplicação das tecnologias avançadas estudadas.
metadata.eventos.dc.description.uri: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/cintica-de-remoo-de-eteramina-utilizando-biochar-de-pirlise-28790
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DEG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.