Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCS - Departamento de Ciência do Solo >
DCS - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3640

Title: Severidade da ferrugem da soja em função do suprimento de potássio e cálcio em solução nutritiva
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Jadir Borges
Pozza, Edson Ampelio
Pozza, Adélia Aziz Alexandre
Moreira, Alécio de Souza
Alves, Marcelo Carvalho
Keywords: Phakopsora pachyrhizi
Nutrição mineral
Fotossíntese
Publisher: Universidade Federal de Viçosa
Issue Date: Jan-2011
Citation: PINHEIRO, J. B. et al. Severidade da ferrugem da soja em função do suprimento de potássio e cálcio em solução nutritiva. Revista Ceres, Viçosa, MG, v. 58, n. 1, p. 43-50, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Entre as estratégias para o controle da ferrugem asiática da soja, cita-se a nutrição mineral equilibrada. Dessa forma, objetivou-se avaliar a severidade da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) em plantas de soja cultivadas em solução nutritiva em casa-de-vegetação, com diferentes doses de K e Ca. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 25 tratamentos, 4 repetições e 2 plantas por repetição. Utilizou-se esquema fatorial 5 x 5, com 5 níveis de K (4, 5, 6, 7, 8 mmol.L-1) combinados com 5 níveis de Ca (3, 5, 7, 9, 11 mmol.L-1). As plantas foram inoculadas no estádio V4 e após nove dias, iniciaram-se avaliações semanais da severidade da ferrugem pela porcentagem de tecido lesionado, as quais foram transformadas em área abaixo da curva de progresso da doença (AACPS). Também foram avaliadas a fotossíntese potencial e o teor de nutrientes na matéria seca da raiz, caule e folhas. Observou-se interação entre as doses de K e Ca quanto à redução na AACPS. O suprimento de Ca reduziu a AACPS em todas as doses de K. O suprimento de K também reduziu a AACPS nas doses 5, 7 e 11 mmol.L-1 de Ca. A menor AACPS foi observada na combinação das doses de 8 e 11 mmol.L-1 de K e Ca, respectivamente, enquanto a maior AACPS foi observada nas doses de 4 e 5 mmol.L-1 de K e Ca respectivamente. A porcentagem de redução da AACPS, devido à interação potássio-cálcio em relação às menores doses combinadas foi de 86,65%. As plantas tratadas com as doses 6 e 5 mmol.L-1 de K e Ca e 5 e 5 mmol.L-1 de K e Ca, respectivamente apresentaram melhor resposta fotossintética. Os teores de Ca e K foram influenciados pela doses de potássio na matéria seca foliar. Com o incremento das doses de K na solução, houve aumento dos teores foliares de K e redução linear dos teores foliares de Ca. Com o incremento das doses de Ca em solução nutritiva, verificaram-se aumento no teor desse elemento e redução linear dos teores de K nas folhas, corroborando a afirmativa da competição entre esses cátions.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3640
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_Severidade da ferrugem da soja, em função do suprimento de potássio e cálcio em solução nutritiva.pdf297.47 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback