Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36439
metadata.eventos.dc.title: Sucesso de campanhas em plataformas de crowdfunding com base em recompensas: uma revisão da literatura
metadata.eventos.dc.creator: Nascimento, Thaísa Barcellos Pinheiro do
Grutzmann, Andre
metadata.eventos.dc.subject: Financiamento coletivo
Fatores de sucesso
Empreendedorismo
metadata.eventos.dc.date.issued: 2018
metadata.eventos.dc.identifier.citation: NASCIMENTO, T. B. P. do; GRUTZMANN, A. Sucesso de campanhas em plataformas de crowdfunding com base em recompensas: uma revisão da literatura. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 21., 2018, São Paulo. Anais... [São Paulo]: USP, 2018. Não paginado.
metadata.eventos.dc.description.resumo: Introdução O Crowdfunding (investimento coletivo) tem recebido grande atenção como um caminho promissor para promover o empreendedorismo e a inovação. Porém, como a contribuição nos projetos é voluntária, um dos pontos importantes para compreender o fenômeno como um todo é tentar entender os motivos que levam as pessoas a apoiarem os projetos. Problema de Pesquisa e Objetivo O objetivo desse trabalho foi de realizar uma revisão de literatura sistemática a respeito dos fatores relacionados ao sucesso de campanhas de plataformas de crowdfunding com base em recompensas. Tal pesquisa é justificada devido à utilidade desse formato de revisão em integrar as informações de diversos estudos. Assim, ao estudar um elemento do empreendedorismo e do capital empreendedor, este trabalho buscou contribuir tanto para a academia quanto para o âmbito gerencial, como um compilado de fatores analisados a respeito de um tema incipiente nas novas organizações. Fundamentação Teórica Apresenta-se, uma breve apresentação de Inovação Aberta, em seguida, definições e conceitos sobre Crowdfunding e plataformas, com ênfase na estrutura e utilização daquelas utilizadas para financiamentos coletivos. Discussão A busca levou a 24 documentos publicados entre 2014 a 2018. A partir dos quais a revisão bibliométrica, considerou os anos de publicação, a quantidade de citações, os autores, os periódicos e as palavras chave, a partir das informações fornecidas pelas bases pesquisadas. A etapa de análise do conteúdo qualitativo buscou proporcionar a síntese de conhecimentos. Sendo assim, foi buscado encontrar quais os fatores de sucesso e as considerações de cada autor em cada trabalho, visando criar um compilado de informações. Conclusão Esta pesquisa foi relevante no sentido de mapear os estudos da área, servindo de informação a pesquisadores e indicando caminhos a pesquisas futuras. A partir da leitura aprofundada dos textos selecionados, foi possível dividir os fatores de sucesso em quatro categorias principais: criador, patrocinador, projeto e relacionamento Criador - Patrocinador. Ainda foi possível sub-categorizar os fatores de maneira a estruturar melhor a compreensão.
metadata.eventos.dc.description.uri: http://login.semead.com.br/21semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=2018
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.