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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNepomuceno, Susana Vieira Rismo-
dc.creatorOliveira, Gabriela Alves Ferreira de-
dc.creatorPortolomeos, Andréa-
dc.date.accessioned2019-09-02T14:13:22Z-
dc.date.available2019-09-02T14:13:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNEPOMUCENO, S. V. R.; OLIVEIRA, G. A. F. de; PORTOLOMEOS, A. A importância da especificidade da linguagem literária para uma educação crítica. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2., 2018, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36547-
dc.description.abstractIn education, literature acts in the development of the student's imagination and creativity, making them a capable subject to question what is pre-established by society. Thus, the present work has the objective of showing, from the short story "Instructions on How to Cry", by Julio Cortázar, that literary language is able to broaden the reader's world view. Part of this assumption, therefore, the importance of literary reading in the classroom. From the analysis made by Shklovsky, in his text "Art as Technique", stands out the vision of literature as the art that allows different sensorial experiences, through an aesthetic procedure called singularization. Subsequently, in "The Nature of Literature", Wellek also brings to the surface the idea that literary art differs from other types of art, since it provides diverse perceptions, using strangeness and plurissignification. In both analyzes, literature manifests itself as a mechanism capable of transforming everyday understandings. Thus, through its approach in the school context, the process of deautomating these understandings, which limit the exploration of the senses, is worked, since this deautomation drives the subject's ascension. It is worth emphasizing that the choice of a literaty work for a literature class should be done with caution, otherwise will be worked as literary texts those who do not have the possibility of emancipation the subject. Therefore, it is necessary that the teacher knows the specificities of a literary work, that differs from other fictional texts promoted by a market logic.pt_BR
dc.description.urihttp://www.eventos.ufla.br/siped2018/anais/ii-siped/pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem literáriapt_BR
dc.subjectLinguagem estéticapt_BR
dc.subjectLiteratura e educaçãopt_BR
dc.subjectLiterary languagept_BR
dc.subjectAesthetic languagept_BR
dc.subjectLiterature and educationpt_BR
dc.titleA importância da especificidade da linguagem literária para uma educação críticapt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoNa educação, a literatura atua no desenvolvimento do imaginário e da criatividade do aluno, tornando-o um sujeito apto a questionar o que está pré-estabelecido pela sociedade. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de mostrar, a partir do conto “Instruções Para Chorar”, de Julio Cortázar, que a linguagem literária é capaz de ampliar a visão de mundo do leitor. Parte desse pressuposto, portanto, a importância da leitura literária em sala de aula. A partir das análises feitas por Chklovsky, em seu texto “A Arte Como Procedimento”, destaca-se a visão de literatura como a arte que permite diferentes experiências sensoriais, através de um procedimento estético denominado singularização. Em “A Natureza da Literatura”, Wellek também traz à tona a ideia de que a arte literária se difere dos outros tipos de arte, uma vez que proporciona diversas percepções ao leitor, utilizando-se do estranhamento e da plurissignificação. Em ambas as análises, a literatura se manifesta como um mecanismo capaz de transformar entendimentos reafirmados cotidianamente. Desse modo, por meio de sua abordagem no âmbito escolar, trabalha-se o processo de desautomatização desses entendimentos, que limitam a exploração de sentidos da vida, do mundo e de si mesmo, visto que essa desautomatização impulsiona a ascensão do sujeito. Vale ressaltar que a escolha da obra para uma aula de literatura deve ser feita com cautela, sob pena de se trabalhar como literários textos que não possuem possibilidades de emancipação do sujeito. Logo, faz-se necessário que o professor conheça as especificidades de uma obra literária, que se difere de outros textos ficcionais promovidos por uma lógica de mercado.pt_BR
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