Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36626
Título: A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no município de Lavras: interfaces da Proteção Social Básica
Autor : Silva, Ana Carolina Zamogler
Primeiro orientador: Oliveira, Denis Renato
Primeiro membro da banca: Amancio, Julia Moretto
Segundo membro da banca: Oliveira, Denis Renato
Palavras-chave: Política Nacional de Assistência Social
Centro de Referência da Assistência Social
Proteção Social Básica
Data da publicação: 5-Set-2019
Referência: SILVA, Ana Carolina Zamogler. A Política Nacional De Assistência Social (PNAS) no município de Lavras: interfaces da Proteção Social Básica (PSB). 2017. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar o processo de execução dos serviços de Proteção Social Básica (PSB) no município de Lavras- MG em termos de adequação às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, gerenciamento e implementação, suporte/recursos disponíveis e resultados alcançados. E para isso foi feito um estudo sobre como se configura a gestão de todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. As variáveis selecionadas para a análise foram : Conhecimento, por parte dos profissionais, das diretrizes do SUAS e da Tipificação; Disponibilidade de recursos humanos, materiais e de estrutura que dispunham os CRAS; Dificuldades encontradas para a execução dos serviços nos CRAS; Colaboração de outros setores para a prestação dos serviços nos CRAS; Divulgação da informação para a população, dos serviços prestados no CRAS; Os três tipos de serviços que compõem a PSB; Eficiência na execução do Serviço de PSB no Município. O presente estudo é de caráter exploratório e se classifica como qualitativo-descritivo, nele utilizou-se análise de dados, observação participante, questionário semi- estruturado e entrevista.Os resultados encontrados apresentaram alguns empecilhos na gestão municipal que dificultam a execução dos serviços e a obtenção de resultados. Dentre as dificuldades foram identificadas carência de suporte, para se conseguir combater a vulnerabilidade social no município , problemas financeiros e de gestão acabam ocasionando dificuldades na execução dos serviços e no suporte necessário para o seu funcionamento. Em contrapartida, identificou-se que a os profissionais da área tem competência para a execução do serviço e o conhecimento para lidar com diversos tipos de situações; e foi identificado também que a população tem o conhecimento dos serviços à que tem direito.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36626
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.