Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, G. L. S. | - |
dc.creator | Paulo, E. de M. | - |
dc.creator | Simões, L. K. | - |
dc.creator | Eleutério, M. W. de F. | - |
dc.creator | Jesus, P. R. de | - |
dc.creator | Suart, R. de C. | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T19:07:00Z | - |
dc.date.available | 2019-09-05T19:07:00Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, G. L. S. et al. O caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Química. Scientia Plena, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 1-12, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36649 | - |
dc.description.abstract | Due to importance of education to citizenship, discussions on this subject have been made frequently these days. Thus, research has indicated improvements in initial and continuing teacher training. The purpose was to discuss the use of daily field of reflection as a tool for teaching practice. The analysis was done by the daily reflections present in the field. The diaries were made by undergraduate students of chemistry during a thermochemical Thematic Teaching Unit, in classes of second years of high school in a school Minas Gerais state, Brazil. The analyzes were made according to the theoretical conceptions, and it was possible to observe the importance of the field diary use by pre-service chemistry teacher as a tool to reflection in dilemmas and, to help them also to reflect and change their attitude and improve their teaching practice. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Scientia Plena | pt_BR |
dc.subject | Diário de campo | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Fielddiary | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.title | O caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Química | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, o tema educação tem sido muito discutido devido a sua importância para a formação cidadã. Desde outrora, pesquisas indicam a necessidade da formação de profissionais qualificados e valorizados, tanto de forma inicial quanto contínua. Neste trabalho, discute-se a proposta do diário de campo como meio de reflexão sobre a prática docente. Para a análise, utilizou-se as reflexões apresentadas nos diários de campo confeccionados por licenciandos de Química durante o desenvolvimento de uma sequência de aulas relacionada a conceitos de termoquímica em turmas de segundos anos do Ensino Médio de uma escola estadual de Minas Gerais, Brasil. Observou-se o quanto é promissor a utilização do diário de campo como ferramenta de reflexão na formação inicial, auxiliando os licenciandos a refletirem sobre seus dilemas e suas ações de forma a melhorar a sua prática docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DQI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_O caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Química.pdf | 317,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons