Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, G. L. S.-
dc.creatorPaulo, E. de M.-
dc.creatorSimões, L. K.-
dc.creatorEleutério, M. W. de F.-
dc.creatorJesus, P. R. de-
dc.creatorSuart, R. de C.-
dc.date.accessioned2019-09-05T19:07:00Z-
dc.date.available2019-09-05T19:07:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARBOSA, G. L. S. et al. O caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Química. Scientia Plena, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 1-12, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36649-
dc.description.abstractDue to importance of education to citizenship, discussions on this subject have been made frequently these days. Thus, research has indicated improvements in initial and continuing teacher training. The purpose was to discuss the use of daily field of reflection as a tool for teaching practice. The analysis was done by the daily reflections present in the field. The diaries were made by undergraduate students of chemistry during a thermochemical Thematic Teaching Unit, in classes of second years of high school in a school Minas Gerais state, Brazil. The analyzes were made according to the theoretical conceptions, and it was possible to observe the importance of the field diary use by pre-service chemistry teacher as a tool to reflection in dilemmas and, to help them also to reflect and change their attitude and improve their teaching practice.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceScientia Plenapt_BR
dc.subjectDiário de campopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectFielddiarypt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.titleO caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Químicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o tema educação tem sido muito discutido devido a sua importância para a formação cidadã. Desde outrora, pesquisas indicam a necessidade da formação de profissionais qualificados e valorizados, tanto de forma inicial quanto contínua. Neste trabalho, discute-se a proposta do diário de campo como meio de reflexão sobre a prática docente. Para a análise, utilizou-se as reflexões apresentadas nos diários de campo confeccionados por licenciandos de Química durante o desenvolvimento de uma sequência de aulas relacionada a conceitos de termoquímica em turmas de segundos anos do Ensino Médio de uma escola estadual de Minas Gerais, Brasil. Observou-se o quanto é promissor a utilização do diário de campo como ferramenta de reflexão na formação inicial, auxiliando os licenciandos a refletirem sobre seus dilemas e suas ações de forma a melhorar a sua prática docente.pt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_O caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Química.pdf317,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons