Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Livros e capítulos de livros >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3667

Título: Pesquisas, poder e cotidianos em movimentos de inquietação
Autor(es): Dallapicula, Catarina
Assunto: Relações de poder
Eduacação
Pesquisa
Data de publicação: 11-Set-2014
Publicador: Lâmparina
Referência: DALLAPICULA, C. Pesquisas, poder e cotidianos em movimentos de inquietação. In: MARTINS, F. F.; VARGAS NETTO, M. J.; KOHAN, W. O. (Org.). Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. 176 p.
ISBN: 978858316017 5
Informações adicionais: O texto problematiza relações de poder no ato de convidar o outro à pesquisa e de enredar-se com ele nos processos do pesquisar. Questiona a possibilidade de imparcialidade na aproximação do pesquisador e como a tentativa de isolamento do “objeto” de pesquisa provoca a inviabilidade de perceber o que se passa. Aponta, assim, que as pesquisas educacionais podem promover visibilização e invisibilização do que “há” ou da “falta”, de acordo com as práticas pedagógicas e metodológicas adotadas, e que se enredam nos cotidianos, ficando como desafio a possibilidade de pensar formas alternativas de abordagem que superem a intervenção sobre o outro. Entendendo o curso como um convite a ressignificar conceitos, encerra assumindo (e propondo) o desafio de pensar novas práticas no campo de imanência que superem a busca de conclusões definitivas. O livro traz ainda algumas fotografias feitas pela autora do texto durante seu período de pesquisa.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Livros e capítulos de livros

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback