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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Camila Oliveira-
dc.creatorOliveira, Clara Sena Mata-
dc.creatorCouto, Scarlet Silva-
dc.creatorRibeiro, Laise Vieira Gonçalves-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-06T18:17:43Z-
dc.date.available2019-09-06T18:17:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLOURENÇO, C. O. et al. Um diálogo entre a cultura afro-brasileira e a escola a partir do reconhecimento dos orixás. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 6.; CONGRESSO ESTADUAL DE PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 14., 2018, Águas de Lindóia. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36735-
dc.description.urihttps://sigeve.ead.unesp.br/index.php/submissionProceedings/viewSubmission?trabalhoId=2430pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleUm diálogo entre a cultura afro-brasileira e a escola a partir do reconhecimento dos orixáspt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoO processo de formação inicial de professores é um dos componentes que se destacam na formação de docentes. Neste processo de formação há algumas demandas a serem realizadas nas atividades dos cursos de licenciatura, uma destas demandas é trabalhar com temas como a relações étnicos-raciais. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho se configura em analisar e discutir a inserção das questões afro-brasileiras no processo de formação inicial de professores por meio de uma atividade realizada em uma escola estadual do município de Lavras, Minas Gerais. A atividade se desenvolveu por meio do Projeto Pesquisa Intervenção, tendo como responsáveis pela aplicação da atividade os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Ele foi realizado na escola estadual e contou com a apresentação da música Ewá de Lucio Sanfilippo. Após este momento foram realizadas algumas problematizações com os estudantes a fim de reconhecer seus conhecimentos prévios e discutir alguns elementos da religião africana. Ao término da atividade foi proposto que os estudantes realizassem uma avaliação relatando como a atividade desenvolvida interviu em seu processo de formação. Estas avaliações foram analisadas por meio da análise de conteúdo e especificamente pela categorização das falas. As categorias elaboradas são a Importância do tema na escola, Reflexão dos processos pedagógicos, Importância histórica do tema e o Reconhecimento do ser social e cultural. Após as análises pode-se compreender a relevância da atividade para a formação de professores, pois permite o entendimento de povos que fizeram parte da construção social e histórica dos brasileiros. Além disso, foi possível compreender a escola como espaço que contribui para alterar essa realidade de modo que exercite o conceito de cidadania e rompa estereótipos para com grupos afrodescendentes. Outro ponto identificado é com relação a formação do professor, considerando que este necessita estar formado e qualificado para trabalhar com aspectos culturais a fim de participar como cidadão brasileiro.pt_BR
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