Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Julia Amorim-
dc.creatorRosa, Marllon Moretti de Souza-
dc.creatorPaula, Augusto Antonio de-
dc.creatorRosso, Karen Luz Burgoa-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-10T13:35:10Z-
dc.date.available2019-09-10T13:35:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMONTEIRO, J. A. et al. Uma abordagem histórico-filosófica da ciência para a construção dos conceitos de trabalho, energia e entalpia: um relato de experiência na formação inicial de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 5., 2018, Niteroi. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Paginação irregular.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36763-
dc.description.abstractThe present paper has the purpose of presenting and discussing an experiment carried out within the discipline of Science Teaching Methodology of the licentiate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras-MG, in order to understand how alternative teaching methodologies assist in the construction of knowledge and consequently in the citizenship formation of the students. Besides that, it is important to search and discuss the initial training of science teachers for basic education. The practice was based on the Historical and Philosophical Context of Science for the construction of the Energy concept, through the pedagogical strategy of a group dynamic. At the end of the practice students were asked to do a written evaluation that was later analyzed using the qualitative research methodology. Theresults show that the pedagogical methodology adopted allows in a democratic and harmonic way the appropriation of the Energy concept and its relation with the concepts of Work and Enthalpy.pt_BR
dc.description.urihttp://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/paper/viewFile/542/442pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.subjectFilosofia da Ciênciapt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectMetodologia alternativa de ensinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectScience historypt_BR
dc.subjectScience philosophypt_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.subjectAlternative teaching methodologypt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.titleUma abordagem histórico-filosófica da ciência para a construção dos conceitos de trabalho, energia e entalpia: um relato de experiência na formação inicial de professorespt_BR
dc.title.alternativeA historical-philosophical approach of science to the construction of the concepts of work, energy and enthalpy: an experience report in the initial teacher trainingpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma experiência realizada no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG, a fim de entender como metodologias alternativas de ensino auxiliam na construção de conhecimentos e consequentemente na formação cidadã dos educandos. Além disso, buscar discutir a formação inicial de professores de ciências para o ensino básico. A prática fundamentouse na contextualização Histórico e Filosófica da Ciência para a construção do conceito de Energia, por meio da estratégia pedagógica de dinâmica de grupo. Ao final da prática foi pedido aos alunos para fazerem uma avaliação escrita que posteriormente foi analisada, utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa. Os resultados mostram que a metodologia pedagógica adotada permite de maneira democrática e harmônica a apropriação do conceito de energia e sua relação com os conceitos de Trabalho e Entalpia.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.