Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36785
metadata.teses.dc.title: Pedagogia da imagem: cinema como possibilidade formativa
metadata.teses.dc.title.alternative: Pedagogy of the image: cinema as formative possibility
metadata.teses.dc.creator: Mendonça, Hans Henrique da Silva
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/3576232592355889
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Betlinski, Carlos
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Betlinski, Carlos
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Lobo, Dalva de Souza
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Gomes, Luiz Roberto
metadata.teses.dc.subject: Godard, Jean-Luc, 1930-
Pedagogia da imagem
Cinema
Educação
Pedagogy of the image
Education
metadata.teses.dc.date.issued: 12-Sep-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: MENDONÇA, H. H. da S. Pedagogia da imagem: cinema como possibilidade formativa. 2019. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: O cinema é um dos principais modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea e é um instrumento amplamente usado em processos educativos e em situações de ensino e aprendizagem. Influente, persuasivo e parte importante da indústria cultural, o cinema torna- se, assim, um fenômeno ambivalente, podendo ser indutor da massificação e alienação das pessoas, bem como meio de formação cultural e instrumento de provocação do pensamento por meio de imagens. Sendo, desta maneira, imprescindível sua problematização em vista das possibilidades que esta arte oferece. A presente pesquisa abordou o tema da formação estética mediada pelo cinema e teve como seu foco central a compreensão da pedagogia da imagem produzida a partir de um estilo de fazer cinema de Jean Luc-Godard. O problema que orientou essa investigação foi saber como praticar uma pedagogia da imagem cinematográfica no ambiente educacional. Como objetivos apontamos: identificar procedimentos de como utilizar o cinema na atividade educativa escolar na perspectiva da pedagogia da imagem; construir argumentos para os processos formativos na perspectiva do teórico- crítico Walter Benjamin e do cineasta e diretor Jean Luc-Godard. Quanto aos procedimentos metodológicos foi exploratória e adotou a as fontes bibliográficas como forma de apropriação conceitual e como suporte para a análise do problema de pesquisa. Destacamos os escritos de Walter Benjamin e de Jean Luc-Godard sobre cinema como autores centrais relacionando-os com a temática da pedagogia da imagem nos processos educativos. Como resultados desta investigação foi possível delinear uma compreensão da utilização do cinema como arte capaz de produzir pensamento, construímos argumentos a respeito da relação do uso da arte cinematográfica no campo educacional e apontamos algumas possibilidades de utilização do cinema nos processos de ensino-aprendizagem. De modo especial, apontamos três possibilidades de oficinas a partir do cinema, que por sua vez são complementares e tematizam três momentos: conhecer cinema, ver cinema e produzir cinema. Os resultados evidenciaram a necessidade de uma maior preocupação com a formação estética dos professores visando uma educação capaz de colaborar de modo mais efetivo na formação de sujeitos mais críticos, criativos e conscientes.
metadata.teses.dc.description.abstract: Cinema is one of the main modes of cultural expression of industrial society and it is a widely used instrument in educational procedures, as well as, in teaching and learning processes. Since cinema is influential, persuasive and an important part of cultural industry, it becomes, therefore, an ambivalent phenomenon because it can be an inducer of massification and people alienation, as well as a means of cultural formation and a causing thought instrument through images. Consequently, its problematization is crucial in view of the possibilities that this art offers. The present research addressed the theme of aesthetic education mediated by cinema and it had, as its central focus, the understanding of the image pedagogy produced from a filmmaking style of Jean Luc-Godard. Research guiding problem was to learn how to practice a pedagogy of the cinematographic image in the educational environment. Objectives are: identify procedures of how to use cinema in school educational activity under an image pedagogy perspective; to construct arguments for the formative processes under the perspective of the theoretical-critical Walter Benjamin and of the filmmaker and director Jean Luc-Godard. Regarding methodological procedures, the research was exploratory and adopted the bibliographic sources as a form of conceptual appropriation and as support for the analysis of the research problem. We highlight the writings of Walter Benjamin and Jean Luc-Godard on cinema as central authors relating them to the theme of image pedagogy in educational processes. As a result of this research it was possible to build an understanding of the use of cinema as art capable of producing thought, we construct arguments about the relation of the use of cinematographic art in educational field, in addition, some possibilities of using it in teaching-learning processes were pointed out. In a special way, we point out three possibilities of workshops from the cinema, which in turn are complementary and thematize three moments: to know cinema, to see cinema and to produce cinema. The results showed the need for greater concern with the aesthetic education of teachers, aiming at an education able to collaborate more effectively in the education of more critical, creative and conscious subjects.
metadata.teses.dc.description: Arquivo retido, a pedido do autor, até setembro de 2020.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36785
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.