Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3682

Título: Estudo de testes de estabilidade de processo em gráficos de controle de shewhart
Autor(es): Borges, Richardson Coimbra
Orientador: Oliveira, Marcelo Silva de
Membro da banca: Dias, Disney Ribeiro
Sugano, Joel Yutaka
Ferreira, Eric Batista
Área de concentração: Estatística e Experimentação Agropecuária
Assunto: Gestão da qualidade
Controle estatístico da qualidade
Padrões de não-aleatoriedade
Data de Defesa: 27-Fev-2009
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: BORGES, R. C. Estudo de testes de estabilidade de processo em gráficos de controle de shewhart. 2009. 144 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: Em um mundo globalizado o cenário competitivo em que as organizações atuam exige constantes mudanças e melhoria contínua dos processos produtivos. Como estratégia competitiva as organizações utilizam ferramentas para redução da variabilidade como fator preponderante para a redução e estabilização da qualidade dos produtos e serviços. Dentre as metodologias mais efetivas para controle e monitoramento da variabilidade está o Controle Estatístico do Processo (CEP), composto por sete ferramentas que se complementam de maneira sinérgica. Das ferramentas que compõem o CEP, a de maior relevo e também a de maior difusão nas organizações, sejam elas manufaturas ou não, são as cartas, ou gráficos de controle, de Shewhart. Apesar da enorme difusão desta metodologia sua efetiva utilização ainda é um desafio, pois em muitas organizações o CEP tem sido utilizado de maneira inadequada, seja por desconhecimento das bases estatísticas preliminares, seja pelo fato da ferramenta ser aplicada sem o devido estudo do cenário no qual está sendo submetida, o que conduzirá a utilização de critérios de análise de resultados inadequados. Devido à importância da metodologia foi realizado um estudo em uma indústria farmacêutica e via simulação computacional, objetivando propor as bases da efetiva implantação e utilização dos gráficos de controle de Shewhart de maneira parciomosiosa.
Em um mundo globalizado o cenário competitivo em que as organizações atuam exige constantes mudanças e melhoria contínua dos processos produtivos. Como estratégia competitiva as organizações utilizam ferramentas para redução da variabilidade como fator preponderante para a redução e estabilização da qualidade dos produtos e serviços. Dentre as metodologias mais efetivas para controle e monitoramento da variabilidade está o Controle Estatístico do Processo (CEP), composto por sete ferramentas que se complementam de maneira sinérgica. Das ferramentas que compõem o CEP, a de maior relevo e também a de maior difusão nas organizações, sejam elas manufaturas ou não, são as cartas, ou gráficos de controle, de Shewhart. Apesar da enorme difusão desta metodologia sua efetiva utilização ainda é um desafio, pois em muitas organizações o CEP tem sido utilizado de maneira inadequada, seja por desconhecimento das bases estatísticas preliminares, seja pelo fato da ferramenta ser aplicada sem o devido estudo do cenário no qual está sendo submetida, o que conduzirá a utilização de critérios de análise de resultados inadequados. Devido à importância da metodologia foi realizado um estudo em uma indústria farmacêutica e via simulação computacional, objetivando propor as bases da efetiva implantação e utilização dos gráficos de controle de Shewhart de maneira parciomosiosa.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3682
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Estudo de Testes de Estabilidade de Processo em Gráficos de Controle de Shewhart.pdf851,18 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback