Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36855
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Rosana Maria | - |
dc.creator | Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T18:52:05Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18T18:52:05Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, R. M.; MISKULIN, R. G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 165, p. 1044-1066, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/3988 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36855 | - |
dc.description.abstract | In this article we discuss content analysis as a method for analysing data of qualitative research in education. The method is a fundamental part of academic work, because it gives to the investigation some characteristics which are central to determine its quality. Thus, we present the “shades”, such as the scenario in which the study was conducted, the period and the environment in which an extension course took place (modules I and II), the choice of the software employed, the participants, the press conferences and the explanation of how data collection and oral and written records were produced. Data analyses were based on content analysis proposed by Bardin (1977) and Franco (2008). With this material, like bricoleurs or artisans sewing their patchwork, we went about building our research. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Cadernos de Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Qualitative research | pt_BR |
dc.subject | Content analysis | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | A análise de conteúdo como uma metodologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Content analysis as a methodology | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo expomos a análise de conteúdo como uma metodologia de análise de dados da pesquisa qualitativa em Educação. A metodologia torna-se parte fundamental de um trabalho acadêmico, dando à pesquisa características que determinam a qualidade deste. Assim, apresentamos os “matizes” como o cenário em que o trabalho foi realizado, o período e o ambiente em que ocorreu o Curso de Extensão (módulos I e II), a escolha dos softwares utilizados, os participantes, as entrevistas coletivas e a explicitação de como se fizeram a coleta de dados e os registros orais e escritos. Com esse material, como bricoleurs, artesãs cosendo seu patchwork, fomos construindo nossa investigação, realizada com um enfoque qualitativo, tendo os dados analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e Franco (2008). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEX - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.