Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37002
Título: Proposal of the spatial dependence evaluation from the power semivariogram model
Título(s) alternativo(s): Proposta de avaliação da dependência espacial a partir do modelo de semivariograma potência
Palavras-chave: Geostatistics
Variographic analysis
Semivariogram model
Spatial dependence indexes
Geoestatística
Análise variográfica
Modelo de semivariograma
Índices de dependência espacial
Data do documento: Set-2017
Editor: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Citação: BARBOSA, I. C. et al. Proposal of the spatial dependence evaluation from the power semivariogram model. Boletim de Ciências Geodésicas, Curitiba, v. 23, n. 3, p. 461-475, July/Sept. 2017. DOI: 10.1590/s1982-21702017000200031.
Resumo: Em geoestatística, a utilização de medidas que descrevam a dependência espacial do atributo é de grande importância, porém apenas alguns modelos (que possuem estacionariedade de segunda ordem) são contemplados com tais medidas. Assim, este trabalho tem como objetivo propor medidas para avaliação do grau de dependência espacial em fenômenos com ajuste de modelo potência. A partir de uma premissa que considera o patamar-equivalente como o valor de semivariância que coincide com o ponto em que as curvas ajustadas do modelo potência se interceptam, pode-se construir dois índices para avaliação de tal dependência. O primeiro, DE * , é obtido a partir da relação entre a contribuição-equivalente (α) e o patamar-equivalente (C * = C 0 + α), e varia de 0 a 100% (baseado no cálculo de áreas de dependência espacial). O segundo, IDE * , além da relação anterior, considera um fator de modelo equivalente (FM * ), que depende do expoente β, o qual descreve a força da dependência espacial no modelo potência (baseado em áreas de correlação espacial). O IDE * , para β próximo de 2, assume sua maior escala, variando de 0 a 66.67%. Ambos os índices possuem distribuição simétrica, e permitem a classificação da dependência espacial em fraca, moderada e forte.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37002
Aparece nas coleções:DES - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Proposal of the spatial dependence evaluation from the power semivariogram model.pdf783,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons