Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.creatorMendonça, Hans Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2019-10-01T16:31:23Z-
dc.date.available2019-10-01T16:31:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBETLINSKI, C.; MENDONÇA, H. H. da S. Pedagogia da imagem: o cinema como atividade formativa a partir da teoria crítica. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2., 2018, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37055-
dc.description.urihttp://www.eventos.ufla.br/siped2018/anais/ii-siped/pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectAtividade pedagógicapt_BR
dc.subjectOficina de cinemapt_BR
dc.titlePedagogia da imagem: o cinema como atividade formativa a partir da teoria críticapt_BR
dc.title.alternativePedagogy of image: the cinema as a formative activity from the perspective of the critical theorypt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta o primeiro esboço teórico da pesquisa que tem como problema de investigação a possibilidade do uso do cinema como atividade formativa na perspectiva da Teoria Crítica, de modo especial a partir do teórico-crítico Walter Benjamin. Procura-se compreender como o cinema, através dos filmes, pode ser utilizado como ferramenta pedagógica e o modo como deve ser trabalhado em vista de uma pedagogia da imagem. O cinema é um dos principais modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea e é um instrumento amplamente usado em sala de aula e em situações de ensino e aprendizagem. Influente, persuasivo e parte importante da indústria cultural, o cinema torna-se, assim, um fenômeno ambivalente, podendo ser indutor da massificação e alienação das pessoas, bem como meio de formação cultural e instrumento de reflexão. Sendo, desta maneira, imprescindível sua problematização em vista do correto uso desta arte. A pesquisa será descritiva e exploratória a partir das obras de Walter Benjamin e de obras de comentadores a respeito do tema. Bem como serão utilizados, para reflexão acerca da pedagogia da imagem cinematográfica, teóricos como Flusser e Godard. Iluminados pelo aporte teórico da reflexão benjaminiana, pretende-se a concepção de uma oficina de cinema.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.