Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Anna Paula Maldonado | - |
dc.creator | Vicente, Bianca Moreira | - |
dc.creator | Ferreira, Patrícia Aparecida | - |
dc.creator | Lourenço, Cléria Donizete da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T11:39:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T11:39:36Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, A. P. M. et al. Sofrimento e estratégias de enfrentamento dos pós-graduandos em administração da Universidade Federal de Lavras. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 31., 2018, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2018. Não paginado. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37100 | - |
dc.description.uri | http://prp.ufla.br/ciuflasig/generateResumoPDF.php?id=11866 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Sofrimento e estratégias de enfrentamento dos pós-graduandos em administração da Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.description.resumo | A docência universitária têm sido uma das escolhas de muitos profissionais, mas o processo de formação para esta carreira é permeado também por vivências que causam sofrimento aos pós-graduandos podendo refletir na sua futura atuação como professor universitário. A presente pesquisa buscou compreender os sofrimentos e as estratégias que os pós-graduandos utilizam para enfrentá-lo durante o processo de formação. A pesquisa foi realizada no ano de 2017, pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Administração e possui caráter qualitativo, de natureza exploratória e descritiva. A técnica para coleta de dados foi a realização de um grupo focal, com duração de duas horas, sendo selecionados de maneira aleatória e voluntária 8 discentes da pós-graduação em Administração na UFLA. Como resultado, foi possível evidenciar que o trabalho repetitivo ocasiona tensão e desprazer, fazendo com que as cargas psíquicas e as energias se acumulem. Essa repetição é provocada pelos seminários que devem ser apresentados, pelos artigos que devem ser lidos semanalmente e pelas aulas que devem ser ministradas. Outros aspectos de sofrimento expostos por eles são: a desvalorização da pós-graduação, as altas exigências de trabalho que dificultam as relações familiares e também a incapacidade de autonomia financeira pela falta de bolsas. Também são causadores de sofrimento, a falta de tempo para família e amigos. Assim, são adotadas estratégias de enfrentamento para buscar o sentimento de prazer e de realização na execução das tarefas, como a possibilidade de provar seus valores pessoais e alcançar as ambições, a ideia de contribuição relevante para a sociedade, pois as pessoas querem estar envolvidas com pesquisa e se dedicando às causas importantes e significativas. Há também estratégia coletivas de defesa, como trocas de conhecimentos e materiais, construção de amizades e laços afetivos, que contribuem para a harmonia do trabalho como um todo e descontração do ambiente. Dessa forma, este tema é de suma relevância, uma vez que estes sentimentos podem impactar no desempenho acadêmico dos estudantes e no seu futuro profissional. A docência é uma profissão relevante socialmente e precisa ser compreendida em todas as fases incluindo a fase inicial de formação que ocorre na pós-graduação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DAE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.