Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Anna Paula Maldonado-
dc.creatorVicente, Bianca Moreira-
dc.creatorFerreira, Patrícia Aparecida-
dc.creatorLourenço, Cléria Donizete da Silva-
dc.date.accessioned2019-10-08T11:39:36Z-
dc.date.available2019-10-08T11:39:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, A. P. M. et al. Sofrimento e estratégias de enfrentamento dos pós-graduandos em administração da Universidade Federal de Lavras. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 31., 2018, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37100-
dc.description.urihttp://prp.ufla.br/ciuflasig/generateResumoPDF.php?id=11866pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.titleSofrimento e estratégias de enfrentamento dos pós-graduandos em administração da Universidade Federal de Lavraspt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoA docência universitária têm sido uma das escolhas de muitos profissionais, mas o processo de formação para esta carreira é permeado também por vivências que causam sofrimento aos pós-graduandos podendo refletir na sua futura atuação como professor universitário. A presente pesquisa buscou compreender os sofrimentos e as estratégias que os pós-graduandos utilizam para enfrentá-lo durante o processo de formação. A pesquisa foi realizada no ano de 2017, pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Administração e possui caráter qualitativo, de natureza exploratória e descritiva. A técnica para coleta de dados foi a realização de um grupo focal, com duração de duas horas, sendo selecionados de maneira aleatória e voluntária 8 discentes da pós-graduação em Administração na UFLA. Como resultado, foi possível evidenciar que o trabalho repetitivo ocasiona tensão e desprazer, fazendo com que as cargas psíquicas e as energias se acumulem. Essa repetição é provocada pelos seminários que devem ser apresentados, pelos artigos que devem ser lidos semanalmente e pelas aulas que devem ser ministradas. Outros aspectos de sofrimento expostos por eles são: a desvalorização da pós-graduação, as altas exigências de trabalho que dificultam as relações familiares e também a incapacidade de autonomia financeira pela falta de bolsas. Também são causadores de sofrimento, a falta de tempo para família e amigos. Assim, são adotadas estratégias de enfrentamento para buscar o sentimento de prazer e de realização na execução das tarefas, como a possibilidade de provar seus valores pessoais e alcançar as ambições, a ideia de contribuição relevante para a sociedade, pois as pessoas querem estar envolvidas com pesquisa e se dedicando às causas importantes e significativas. Há também estratégia coletivas de defesa, como trocas de conhecimentos e materiais, construção de amizades e laços afetivos, que contribuem para a harmonia do trabalho como um todo e descontração do ambiente. Dessa forma, este tema é de suma relevância, uma vez que estes sentimentos podem impactar no desempenho acadêmico dos estudantes e no seu futuro profissional. A docência é uma profissão relevante socialmente e precisa ser compreendida em todas as fases incluindo a fase inicial de formação que ocorre na pós-graduação.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.