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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Gustavo Nunes-
dc.creatorOliveira, José Augusto-
dc.creatorValadares, Gustavo Clemente-
dc.creatorLeme, Paulo Henrique Montagnana Vicente-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho de-
dc.date.accessioned2019-10-10T16:23:03Z-
dc.date.available2019-10-10T16:23:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMACIEL, G. N. et al. Self-checkout no varejo: implicações na satisfação dos consumidores. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VAREJO E CONSUMO: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO VAREJO, 12., 2018, São Paulo. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37166-
dc.description.abstractThe dynamics of competition in contemporary markets coupled with the emergence of technological innovations bring organizations a constant challenge of survival in the face of intense business competitiveness. Thus, seeking differentiation and permanence in the markets, it is noticed that some entrepreneurs bet on technological resources that are transforming the interaction between consumers and retailers. In this context, the self-service service arises in the supermarket sector to reduce costs and optimize queuing time; as a result, managers have experienced positive results in terms of customer experience and satisfaction in the use of self-service terminals. The present work has as general objective to investigate the relationship of the consumer with the self-service service employed by a supermarket chain in the city of Lavras, in the south of Minas Gerais. Among the results found, some factors - greater convenience, greater speed and the perceived queue in the traditional boxes - assumed the position of greater relevance for the interviewees. This research brings contributions in the academic scope, when discussing the implications of the service of self-service in the satisfaction of the consumers; and in the managerial context, contributes with the managers in the process of implementation of the self-service terminals by presenting the factors that motivate the customers' decision to use the service.pt_BR
dc.description.urihttp://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/clav/clav2018/paper/view/6932pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectAutoatendimentopt_BR
dc.subjectSelf-checkoutpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectSelf-Servicept_BR
dc.subjectConsumer satisfactionpt_BR
dc.titleSelf-checkout no varejo: implicacoes na satisfacao dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoA dinâmica da concorrência nos mercados contemporâneos aliada ao surgimento de inovações tecnológicas trazem às organizações um desafio constante de sobrevivência frente à intensa competitividade empresarial. Assim, buscando a diferenciação e a permanência nos mercados, percebe-se que alguns empresários apostam em recursos tecnológicos que vêm transformando a interação entre os consumidores e os varejistas. Neste contexto, o serviço de autoatendimento surge no setor supermercadista para reduzir os custos e otimizar o tempo de filas; por consequência, gestores têm auferido em suas vivências resultados positivos quanto à experiência e satisfação dos clientes na utilização dos terminais de autoatendimento. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a relação do consumidor com o serviço de autoatendimento empregado por uma rede supermercadista da cidade de Lavras, no sul de Minas Gerais. Entre os resultados encontrados, alguns fatores – maior comodidade, maior rapidez e a fila percebida nos caixas tradicionais – assumiram a posição de maior relevância para os entrevistados. Esta pesquisa traz contribuições em âmbito acadêmico, ao discutir as implicações do serviço de autoatendimento na satisfação dos consumidores; e em âmbito gerencial, contribui com os gestores no processo de implantação dos terminais de autoatendimento ao apresentar os fatores que motivam a decisão dos clientes em utilizar o serviço.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

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