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dc.creatorFerreira, Ana Cristina-
dc.creatorPereira, Michele Morais Oliveira-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho de-
dc.creatorVieira, Alessandro Santos-
dc.date.accessioned2019-10-10T16:36:35Z-
dc.date.available2019-10-10T16:36:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, A. C. et al. Simbolismo e construção da identidade por meio do consumo de cerveja artesanal. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 21., 2018, São Paulo. Anais... [São Paulo]: USP, 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37167-
dc.description.abstractThe craft beer Market in Brazil has grown, despite of the economics and politics instabilities. In this context, this research aimed to identify symbolic aspects attributed to craft beer and how they contribute for costumers´ identity construction. The study is qualitative, and data was collected through semi-structured interviews with craft beer lovers and explored through content analysis. Symbolic aspects about drinking consumption were related to well-being, social integration, new experiences and refinement. When it comes to the identity aspects, costumers see themselves as demanding, sophisticated, curious, social linked and owners of purchase power for consumption this product. In this sense, they consider that craft beers have signs, by means of the consumption, by means of which the person expresses his characteristics. Therefore, the goods become identity symbols, making the person´s identity visible. From the theoretical point of view, this work is relevant because the study is a pioneer in identifying the relations between symbolic and identity aspects of the consumption of craft beers. On managerial terms, when analyzing the meanings and emotions attributed by consumers to craft beers, the act of consuming them and themselves as consumers and experts, it was possible to identify themes to be addressed in marketing campaigns by companies of this sector. Others studies comparing costumers from different countries are recommended in order to identify different symbolic-identity relations and relate them to broader cultural dimensionspt_BR
dc.description.urihttp://login.semead.com.br/21semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=907pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectAspectos simbólicospt_BR
dc.subjectAspectos identitáriospt_BR
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.titleSimbolismo e construção da identidade por meio do consumo de cerveja artesanalpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoO mercado de cervejas artesanais tem crescido, no Brasil, mesmo em meio a instabilidades econômicas e políticas. Assim, esta pesquisa buscou identificar aspectos simbólicos atribuídos à cerveja artesanal e como estes contribuem na expressão identitária de seus consumidores. O estudo tem caráter qualitativo e utilizou-se, para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Identificaram-se, nas respostas, aspectos simbólicos quanto ao consumo da bebida relacionados a bem-estar, integração social, novas experiências e requinte. Quanto aos aspectos identitários, os consumidores se veem como pessoas exigentes, sofisticadas, curiosas, que possuem vínculos sociais e de adequado poder aquisitivo para o consumo do referido produto. Dessa forma, ao considerar que a cerveja artesanal possui significados, por meio de seu consumo, o indivíduo expressa as suas caraterísticas, ou seja, os bens tornaram-se símbolos identitários, ao tornarem visível a identidade da pessoa. Sob o ponto de vista teórico, este trabalho é relevante, pois o estudo é pioneiro na identificação de relações entre aspectos simbólicos e identitários do consumo de cervejas artesanais. Em termos gerenciais, ao se analisar os significados e emoções atribuídos pelos consumidores às cervejas artesanais, ao ato de consumi-las e a si mesmos como apreciadores e consumidores da bebida, foi possível identificar temáticas a serem abordadas em campanhas de marketing por empresas do ramo. Outros estudos comparando consumidores de diferentes países podem identificar diferentes relações simbólico-identitárias e relacioná-las com dimensões culturais mais amplas.pt_BR
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