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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLombardi, Marta Fabiano Sambiase-
dc.creatorTraverso, Luciana-
dc.creatorLeite, Ramon Silva-
dc.creatorCarvalho, Francisval de Melo-
dc.creatorCaro, Abrão-
dc.date.accessioned2019-10-11T12:34:30Z-
dc.date.available2019-10-11T12:34:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLOMBARDI, M. F. S. et al. Competências adquiridas durante o curso de graduação em administração de empresas na ótica dos alunos formandos: um estudo em cinco instituições de ensino superior. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 119-147, jan. /mar. 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37179-
dc.description.abstractBy considering the curriculum guidelines for Business Administration courses, this study seeks to understand whether the Institutions of Higher Education, as per the perception of students, have been able to develop the knowledge, skills and attitudes suggested by such guidelines throughout the undergraduate course. With this purpose, a survey was carried out with students of the last year of Business Administration graduate courses from five different Higher Education Institutions located in the states of Minas Gerais, Santa Catarina and São Paulo. The exploratory-descriptive research with quantitative approach used descriptive and factorial exploratory statistics to compare groups suggested by the basic guidelines and students' perceptions. The results indicate that the perception of students is more generic than the rank of powers of the National Curriculum Guidelines (NCG), resulting in four factors, named management capacity, relational skills, knowledge and guidance. The grouping into four factors may suggest that the expectation of the NGC, divided into eight groups, is not perceived by students, or, not yet recognized by them.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)pt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceAdministração: Ensino e Pesquisapt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectCurriculum guidelinespt_BR
dc.subjectUndergraduate educationpt_BR
dc.subjectBusiness administrationpt_BR
dc.titleCompetências adquiridas durante o curso de graduação em administração de empresas na ótica dos alunos formandos: um estudo em cinco instituições de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeSkills acquired during the business administration undergraduate course as per the students’ perception: a study in five higher education institutionspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoConsiderando as diretrizes curriculares para os cursos de Administração, este estudo procura compreender se as Instituições de Ensino Superior (IES), na percepção dos alunos formandos, têm conseguido desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes sugeridas por tais diretrizes ao longo do curso de graduação. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa aos acadêmicos do último ano de graduação em Administração de cinco diferentes IESs, localizadas nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. A pesquisa tipo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, utilizou estatística descritiva e fatorial exploratória para comparar os grupos sugeridos pelas diretrizes básicas e pela percepção dos alunos. Os resultados apontam que a percepção dos formandos é mais genérica do que a classificação de competências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), resultando em quatro fatores, nomeados de capacidade de gestão, habilidade relacional, conhecimento e orientação. O agrupamento em quatro fatores sugere que os oito grupos de competências e habilidades que as DCN prevê sejam possíveis de serem reveladas pelos cursos de graduação em Administração não são reconhecidas pelos discentes.pt_BR
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