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dc.creatorVilela, Celma Alves Fonseca-
dc.date.accessioned2019-10-29T12:20:39Z-
dc.date.available2019-10-29T12:20:39Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.date.submitted2019-06-25-
dc.identifier.citationVILELA, C. A. F. Um, dois, três, gravando: da desvalorização docente ao cinema como indústria cultural. 2019. 166 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37361-
dc.description.abstractThe central theme of this research is the articulation between the teaching profession and the cinema as one of the ideological instruments of the cultural industry. This articulation aims to answer the following question: How do the representations displayed in films that portray teachers performing their craft relate to the cosmos of the devaluation of teaching? In this sense, this work has the objective of analyzing films that portray teachers while exercising their craft to identify how the representations displayed induce the viewer to construct and disseminate predetermined images regarding teaching and to what extent these images dialogue with the devaluing cosmos of this profession. This research assumes relevance in the current Brazilian political-social conjuncture, where a process of social barbarism has caused an exacerbation of both the feeling of hatred towards the teacher and the taboos about teaching. In view of this, the adopted theoretical background is based mainly on the works written by Adorno on cultural industry, semi-formation, and cinema, also considering the works of other scholars of the Critical Theory of Society, such as Horkheimer, Benjamin, Türcke, Grushka, as well as some interpreters and followers in Brazil, such as Durão, Zuin, Matos, Costa, Duarte, and Rodrigues and Farias. The methodology used presents a qualitative approach and is outlined through theoretical research and self-reflexive analysis of the content of films that portray teachers while performing their profession. Thus, the discoveries made allow us to understand the feedback process between the cultural industry and pseudo-formation and how cinema, an artifact of this industry, contributes to the devaluation of the teaching profession as well as to the social reproduction of the taboos concerning teaching and teachers. Furthermore, they allow us to recognize the condition of pseudo-formed/semi-formed individuals in general. Thus, assuming this awareness is the mainspring for initiating any kind of resistance movement to the cultural industry and to the very condition of pseudo-formation installed in general society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectDesvalorização docentept_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectTeacher devaluationpt_BR
dc.titleUm, dois, três, gravando: da desvalorização docente ao cinema como indústria culturalpt_BR
dc.title.alternativeOne, two, three, recording: from teacher devaluation to cinema as a cultural industrypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Luciana Azevedo-
dc.contributor.referee1Farias, Márcio Norberto-
dc.contributor.referee2Silva, Cristiane Valéria-
dc.contributor.referee3Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee4Loureiro, Robson-
dc.description.resumoEsta pesquisa traz como tema central a articulação entre a profissão docente e o cinema como um dos instrumentos ideológicos pertencentes à indústria cultural. Ao fazer essa articulação, visa a responder ao seguinte problema: como as representações exibidas nos filmes que retratam o professor no desempenho de seu ofício se relacionam com o cosmo da desvalorização da docência? Nesse sentido, tem o objetivo de analisar filmes que retratam o professor no exercício do seu ofício, a fim de identificar como as representações exibidas nesses filmes induzem o espectador à construção e à disseminação de imagens pré- determinadas sobre a docência e até que ponto essas imagens dialogam com o cosmo de desvalorização dessa profissão. Esta pesquisa assume relevância, pelo fato de estar ocorrendo, na atual conjuntura político-social brasileira, um processo de barbárie social que tem provocado uma exacerbação tanto do sentimento de ódio pelo professor quanto dos tabus acerca do magistério. Diante disso, o referencial teórico adotado baseia-se, principalmente, nas obras escritas por Adorno sobre indústria cultural, semiformação e cinema, mas também conta com produções de outros estudiosos da área da Teoria Crítica da Sociedade tais como: Horkheimer, Benjamin, Türcke, Grushka, bem como alguns intérpretes e seguidores no Brasil como Durão, Zuin, Matos, Costa, Duarte e Rodrigues e Farias. A metodologia utilizada apresenta abordagem qualitativa, é delineada, por meio de investigação teórica e de análise autorreflexiva do conteúdo de filmes que retratam o professor no desempenho de sua profissão. Dessa forma, as descobertas realizadas possibilitam perceber o processo de retroalimentação existente entre indústria cultural e pseudoformação e como o cinema, artefato dessa indústria, contribui para a desvalorização da profissão docente bem como para a reprodução social dos tabus acerca do magistério e do docente. Além disso, permitem reconhecer a condição de pseudoformados/semiformados em que os indivíduos, de forma geral, se encontram. Sendo assim, assumir essa consciência é a mola mestra para que se possa iniciar qualquer tipo de movimento de resistência à indústria cultural e à própria condição de pseudoformação instalada na sociedade em geral.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3054784562600718pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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