Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37447
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Adílio Renê Almeida | - |
dc.creator | Cappelle, Monica Carvalho Alves | - |
dc.creator | Fonseca, Fernanda Pierangeli | - |
dc.creator | Mafra, Flávia Luciana Naves | - |
dc.creator | Moreira, Lilian Barros | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-31T15:54:37Z | - |
dc.date.available | 2019-10-31T15:54:37Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, A. R. A. et al. O exercício da gerência universitária por docentes mulheres. Revista PRETEXTO, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 106-123, jan./mar. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37447 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade FUMEC | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista PRETEXTO | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject | Cargos de gerência | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Management positions | pt_BR |
dc.subject | Gender identity | pt_BR |
dc.subject | Professors | pt_BR |
dc.title | O exercício da gerência universitária por docentes mulheres | pt_BR |
dc.title.alternative | The exercise of university management by women in teaching positions | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscou-se, com este trabalho, compreender o exercício da função gerencial por professoras em uma universidade pública, sob a ótica da identidade e gênero. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e mais três professores e três técnicos administrativos ligados diretamente a elas, totalizando nove entrevistados. Verificou-se que, no exercício da gerência, existem algumas dificuldades em decorrência da predominância de homens na instituição e na ocupação de cargos de gestão, tais como desconfiança quanto ao trabalho executado pelas professoras, preconceito e discriminação. Além disso, para as docentes, é necessário articular vários papéis da vida pessoal e profissional e de (re)construir identidades ligadas a eles. Para alguns entrevistados, assumir cargos gerenciais é algo que independe do gênero, para outros, há traços identitários ligados ao gênero que podem favorecer no exercício da função gerencial. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DAE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_O exercício da gerência universitária por docentes mulheres.pdf | 261,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons