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Title: Variabilidade espacial do comportamento compressivo de dois Latossolos sob diferentes usos
Other Titles: Spatial variability in compressive behavior in two latosols (Oxisols) under different uses
???metadata.dc.creator???: Gontijo, Ivoney
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias Júnior, Moacir de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guimarães, Paulo Tácito Gontijo
Timm, Luís Carlos
Oliveira, Geraldo César de
Oliveira, Marcelo Silva de
Keywords: Solos - Compactação
Latossolos
???metadata.dc.date.submitted???: 17-Aug-2007
Issue Date: 17-Sep-2014
Citation: GONTIJO, I. Variabilidade espacial do comportamento compressivo de dois latossolos sob diferentes usos. 2007. 120 p. Tese (Doutorado em Ciência do Solo)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O aumento na intensidade de tráfego na agricultura moderna tem trazido problemas quanto à preservação da estrutura do solo, principalmente quando realizado sob condições inadequadas de umidade, podendo ocasionar uma redução na produtividade das culturas. A pressão de preconsolidação vem se destacando como uma metodologia capaz de prevenir a compactação adicional ao solo e relaciona a variação da capacidade de suporte de carga dos solos em função da variação da umidade. O objetivo deste estudo foi determinar a configuração e o número adequado de amostras para a determinação da σp em um solo sob plantio convencional, além de gerar mapas de trafegabilidade de um solo cultivado com cafeeiros. O experimento foi conduzido em duas partes, a primeira em um Latossolo Vermelho distroférrico em Lavras (MG) e a segunda parte em um Latossolo Vermelho distrófico na região de Patrocínio (MG), ambos de textura muito argilosa. Foram coletadas amostras indeformadas na camada superficial e na profundidade de 10 - 13 cm, formando uma malha, analisando-se a variabilidade espacial da pressão de preconsolidação e umidade do solo por meio de semivariogramas. Para a obtenção dos modelos da pressão de preconsolidação versus umidade do solo, foram realizados ensaios de compressão uniaxial com as amostras indeformadas. Por meio da geoestatística, foram obtidos os semivariogramas experimentais, onde foram ajustados modelos teóricos, modelo esférico, a partir dos quais foram realizadas krigagens para a obtenção dos mapas de trafegabilidade. O estudo da variação espacial e de um esquema de amostragem representativo da capacidade de suporte de carga do solo em áreas intensamente mecanizadas possibilitará a minimização do impacto das atividades mecanizadas, com conseqüente redução de danos ambientais.
The increase in the traffic intensity in modern agriculture has been causing problems as soil structure degradation, mainly when accomplished under inadequate moisture conditions, reducing the crop yield. The preconsolidation pressure indicates a variation of the load support capacity of the soils as a function of soil water content variation. The objective of this study was to determine the layout and the number of samples required for the determination of preconsolidation pressure under convencional tillage and to generate trafficability maps of a soil under coffee crop. The experiment was carried out in two parts, first part in Lavras under convencional tillage and the second part in Patrocinio under coffee crop, Minas Gerais State, Brazil. Both places located in a clayed Oxisol. Undisturbed soil samples were collected in superficial layer and 10 - 13 cm depth, forming a grid, where spatial variability of the preconsolidation pressure and soil water content was analyzed through semivariograms. To obtain the models of preconsolidation pressure as a function of the soil water content, uniaxial compression test soil in the undisturbed samples. Though the geostatistic, it was obtained the experimental semivariograms, where theorical models were adjusted, spherical model, and krigings were made to obtaining the trafficability maps. The spatial variation study of the representative sampled scheme of the soil load support in intensive mechanized areas will minimize the mechanization impact, with consequent reduction of environmental damages.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3751
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
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