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dc.creatorSilva, Edimilson Eduardo da-
dc.creatorLasmar, Fábio Costa-
dc.creatorPereira, José Roberto-
dc.date.accessioned2019-11-01T17:24:42Z-
dc.date.available2019-11-01T17:24:42Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, E. E. da; LASMAR, F. C.; PEREIRA, J. R. Redes sociais e governança democrática: o caso de uma instituição federal de ensino superior de Minas Gerais – Brasil. REDES – Revista do Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, v. 18, n. 2, p. 104-123, mai./ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37511-
dc.description.abstractThis paper is about the presentation of the social network of partnerships in 2010 around a Federal Institution of Higher Education – IFES, located at Minas Gerais State. The aim of this paper is to show how the practices of formal partnerships can contribute to the formation of democratic governance. The approach was quantitative, using as tool of the collecting data, a documental research. We analyzed the database of a body responsible for the management of the instruments of partnerships agreements and we classified the partner institutions in public, private, third sector, individuals and foreign institutions. The results were the construction of sociograms as a graphic representation showing the main elements of democratic governance. The survey revealed that partnerships as institutional practices can contribute for the establishment of a network of democratic governance, guided by a leading organization. Thereby, it can form partnerships of following types: public-public and public-private, permeated by the dimensions of governance (rules of governance defined), management (the practice of technology management), autonomy (respect to institutional abilities), mutuality (mutual responsibility), confidence and reciprocity (strengthening of teaching, research and extension activities). In this sense, the social network formed by partnerships can be categorized as a “network of democratic governance”.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Santa Cruz do Sul - UNISCpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceREDES – Revista do Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subjectGovernança em redept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectNetwork governancept_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleRedes sociais e governança democrática: o caso de uma instituição federal de ensino superior de Minas Gerais – Brasilpt_BR
dc.title.alternativeNetworks and democratic governance: the case of a public institution of higher education of Minas Gerais – Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho compreende a apresentação da rede social de parcerias no ano de 2010 em torno de uma Instituição Federal de Ensino Superior - Ifes, sediada no Estado de Minas Gerais. O objetivo do artigo é mostrar como as práticas de parcerias estabelecidas formalmente podem contribuir para a formação de uma governança democrática. A abordagem empregada foi de natureza quantitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados a pesquisa documental. Analisou-se o banco de dados de um órgão responsável pelo gerenciamento dos instrumentos de parcerias celebrados, classificou-se as instituições em pública, privada, terceiro setor, pessoa física e instituições estrangeiras. O resultado final foi a construção de sociogramas como representação gráfica, demonstrando os principais elementos de uma governança democrática. A pesquisa revelou que as parcerias como práticas institucionais podem contribuir para a constituição de uma rede de governança democrática, orientada por uma organização líder, formando-se parcerias dos tipos público – público e público - privado, permeado por dimensões de governança (regras de governabilidade definidas), administração (prática da gestão das tecnologias), autonomia (respeito às habilidades institucionais), mutualidade (responsabilidades mútuas), confiança e reciprocidade (fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão). Nesse sentido a rede social constituída pelas parcerias pode ser categorizada como sendo uma “rede de governança democrática”.pt_BR
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