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metadata.teses.dc.title: O Cadastro Único como diagnosticador das condições sociais e instrumento de operacionalização das políticas de assistência social: um estudo no município de Lavras-MG
metadata.teses.dc.creator: Leão, Mariane Corrêa
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Patrícia Aparecida
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Ferreira, Patrícia Aparecida
metadata.teses.dc.subject: Cadastro Único. Gestão Municipal. Diagnóstico Socioeconômico.
Single Cadastre. Municipal Management. Socioeconomic Diagnosis.
metadata.teses.dc.date.issued: 12-Nov-2019
metadata.teses.dc.description.resumo: O Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal representa uma ferramenta de extrema importância para a gestão pois permite diagnóstico socioeconômico e elaboração de políticas focalizadas. A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de compreender como o município de Lavras tem realizado e utilizado este cadastro como instrumento para implementação de política de assistência social a partir da percepção de gestores dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi possível compreender todo o processo de tramitação do Cadastro Único, bem como este deve ser executado com base nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS e utilizado na implementação de políticas de assistência social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual contou com a utilização de questionário semiestruturado para a realização das entrevistas com a equipe gestora dos CRAS e com a gestora municipal do CadÚnico. A partir dos resultados, levantou-se alguns pontos fortes e fracos realizado pela gestão do CadÚnico, concluindo que o município tem se empenhado na melhoria da elaboração dos cadastros e tem procurado ampliar o acesso a este serviço. Contudo, o município tem enfrentado problemas operacionais, originados em gestões passadas e decorrentes da concessão de cargos comissionados a servidores, muitas vezes, sem capacitação específica. Ademais, depreende-se que a rotação dos profissionais envolvidos afeta diretamente a qualidade e continuidade do serviço prestado.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37615
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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