Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCF - Departamento de Ciências Florestais >
DCF - Programa de Pós-graduação >
DCF - Engenharia Florestal - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3788

Título: Educação ambiental: a temática da fauna, flora e ecossistemas naturais entre os visitantes do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Lavras/MG
Título Alternativo: Environmental education: the flora, fauna and natural ecosystem thematic among the visitors of the Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Lavras/MG
Autor(es): Mendes, Tereza Raquel Fiorile Nogueira Marin
Orientador: Zanzini, Antônio Carlos da Silva
Membro da banca: Volpato, Margarete Marin Lordelo
Carvalho, Rosa Maria Miranda Armond
Macedo, Renato Luiz Grisi
Área de concentração: Manejo Ambiental
Assunto: Educação ambiental
Ecossistemas Naturais
Unidades de conservação
Visitação
Parques
Fotografia
Fauna
Flora
Ecoturismo
Percepção ambiental
Ambient education
Natural ecosystems
Units of conservation
Visitation
Parks
Photograph
Ambient perception
Data de Defesa: 24-Fev-2006
Data de publicação: 19-Set-2014
Referência: MENDES, T. R. F. N. M. Educação ambiental: a temática da fauna, flora e ecossistemas naturais entre os visitantes do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Lavras/MG. 2006. 123 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
Resumo: O objetivo geral do presente estudo foi determinar o nível de utilização, e problemas de interação do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito e região, e a cidade de Lavras, MG, propondo algumas diretrizes que possam contribuir para um maior usufruto e interação com a região e a cidade onde o mesmo está inserido. Nesse sentido, o trabalho foi dividido em quatro etapas distintas: 1) estudo da freqüência dos visitantes do Parque; 2) avaliação sócio-econômica e da percepção ambiental dos visitantes do Parque; 3) inventário fotográfico do Parque e 4) proposta de um programa de educação ambiental integrando o Parque com as instituições de Lavras e região. Os resultados demonstraram que o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito é pouco freqüentado e apresenta problemas de interação com a cidade de Lavras e região. O estabelecimento de ações conjuntas entre o Parque com as instituições de diversas áreas de Lavras e região se apresenta como uma forma efetiva de integração com a região onde o mesmo está inserido.
The main objective of this work was to determine the level of utilization and problems of interaction of the Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito and region, and the city of Lavras, MG, proposing some directions that might contribute to a more extent usage and interaction within the region and the city where it is inserted. Thus, the work was divided in four distinct stages: 1) study of attendance of visitors to the Park; 2) social-economical evaluation and environmental perception of the Park visitors; 3) Photograph inventory of the Park and 4) proposal of an environmental education program integrating the Park to institutions in Lavras and region. The results demonstrated that the Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito has little attendance and presents interaction problems with the city of Lavras and region. The establishment of combined actions with the Park and different institutions around Lavras region can be considered as an effective way to integrate the Park to the region where it is inserted.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3788
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DCF - Engenharia Florestal - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Educação ambiental a temática da fauna, flora e ecossistemas naturais entre os visitantes do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Lavras MG.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback